Monday, October 13, 2025
spot_img

CFM regista perto de 6 milhões usuários do transporte ferroviário em 2022

De acordo com o relatório e contas de 2022 da CFM, citado pela agência Lusa, o movimento no transporte ferroviário ascendeu, em todo o ano passado, a 5,5 milhões de passageiros, 98 por cento da previsão da administração.

Tratou-se de um aumento de 81% face ao movimento em 2021, justificado pelos investimentos realizados que reforçaram a capacidade de transporte no sul e centro do País.

O relatório da dos CFM, a rede ferroviária de Moçambique transportou em 2022 um total de 24,6 milhões de toneladas brutas de carga, um aumento de 30 por cento face a 2021.

“Já os terminais portuários sob gestão da CFM movimentaram 13,21 milhões de toneladas durante o exercício de 2022, um crescimento de cerca de 6% face a 2021, fruto dos novos investimentos que têm vindo a ser realizados”, assinala a empresa no seu relatório.

A CFM explica que “apesar dos factores negativos que caracterizaram os primeiros meses de 2022, como ciclones, incidentes de descarrilamentos ferroviários, oferta moderada de carga ferroviária e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, foram investidos 7,9 mil milhões de meticais (112,2 milhões de euros) em projectos ferro-portuários para revitalizar e renovar os activos”.

Relembre-se que, ainda esta semana, a imprensa indiana noticiou que a empresa estatal Rail India Technical and Economic Service (RITES) apresentou a proposta mais baixa, avaliada em 61 milhões de dólares, no concurso lançado pela CFM para aquisição de dez novas locomotivas e 150 vagões.

A administração refere, ainda, que a CFM apresentou um resultado positivo, antes de impostos, na ordem dos 4,1 mil milhões de meticais (57,5 milhões de euros) em 2022.

Noticias Relacionadas

PMI do Standard Bank destaca desaceleração da actividade empresarial em Setembro

A actividade empresarial em Moçambique registou uma ligeira desaceleração...

Vale condenada a pagar 20,7 milhões dólares a Moçambique | Profile

O Tribunal Fiscal da Cidade de Maputo ordenou que...

XXIX Conferência Lusófona sobre seguros

A gestão de riscos associados às mudanças climáticas e...

Playground é eleita Melhor Agência de Comunicação nos COMARP Awards 2025

A Playground Mozambique acaba de ser distinguida como Melhor...