Tuesday, March 10, 2026
spot_img

Chineses preparam exploração de areias pesadas na Zambézia

O projecto terá lugar numa concessão de 9.000 hectares, em que a exploração está autorizada para uma área de 532 hectares, sendo o restante reservado para actividades agrícolas. Estima-se que seja possível extrair um milhão de toneladas de ilmenite e 324 toneladas de zircão.

A China aparece como um dos principais destinos de exportação deste tipo de produtos extractivos em território nacional, sendo as empresas chinesas também detentoras de várias concessões mineiras.

Nesse âmbito, em Abril, o Governo autorizou a construção de um novo terminal portuário no Sul do país, que vai escoar areias pesadas exploradas pela China.

O empreendimento vai nascer a partir do ajuste directo a uma sociedade formada pela firma chinesa Desheng Port e os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) para construir e explorar em regime de concessão o terminal portuário a localizar no distrito de Chongoene, província de Gaza.

Noticias Relacionadas

Apresentados em Maputo resultados do apoio ao sector cultural nos PALOP e Timor-Leste

PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos...

Mozambique Media Compass: Conheça o mapa real das audiências antes de planear a sua próxima campanha

O Mozambique Media Compass, lançado esta quinta-feira no Hotel...

Bilhetes para o Festival LUJU 2026 já à venda!

Garanta o seu passe para um dos principais eventos...

Criativos de Eswatini, África do Sul e Moçambique lançam o “Corredor da Incubadora de Artes”

House On Fire (Eswatini), AltBlk Continua (África do Sul)...