Sunday, October 12, 2025
spot_img

CMH recua 16,67% e estabiliza em 3.500,00 MZN | Profile

As acções da Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) registaram, no dia 8 de Outubro de 2025, uma queda de 16,67%, encerrando a 3.500,00 MZN. O movimento representou uma correcção técnica imediata após a forte valorização de 20% observada dois dias antes, quando o título atingiu 4.200,00 MZN, o maior nível desde Janeiro.

As acções da Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) registaram, no dia 8 de Outubro de 2025, uma queda de 16,67%, encerrando a 3.500,00 MZN. O movimento representou uma correcção técnica imediata após a forte valorização de 20% observada dois dias antes, quando o título atingiu 4.200,00 MZN, o maior nível desde Janeiro.

Apesar da descida expressiva, o volume de negociação foi extremamente reduzido, com apenas uma acção transaccionada durante a sessão, o que indica ausência de pressão vendedora relevante. No dia seguinte, 9 de Outubro, a CMH manteve-se estável em 3.500,00 MZN, sem registo de novas transacções, reforçando o cenário de ajuste técnico e consolidação.

“Apesar da forte valorização, é expectável uma correcção técnica nos próximos dias, uma vez que não se identificam, até ao momento, alterações significativas nos fundamentos da empresa que justifiquem este movimento.

A análise efectuada pela EDUC INVEST não encontrou nenhum facto relevante recentemente divulgado que possa explicar a súbita valorização, salvo a possibilidade de existirem informações ainda não tornadas públicas ou uma entrada estratégica de investidores institucionais.

Caso o impulso actual não tenha origem em novos fundamentos, a CMH deverá manter-se dentro do intervalo dos 3.000,00 a 4.000,00 MZN, faixa em que o preço tem encontrado equilíbrio ao longo do ano.

Ainda assim, há um elemento que pode estar a influenciar o movimento: a CMH costuma distribuir dividendos em Outubro, e investidores mais atentos podem estar a antecipar-se a esse evento, posicionando-se para beneficiar da remuneração associada.”

Mesmo com a correcção, a CMH mantém ganhos acumulados de 10,53% no mês e 21,74% nos últimos seis meses, permanecendo entre os títulos de melhor desempenho do mercado moçambicano em 2025.

No ranking das acções mais negociadas dos últimos 30 dias, a CMH continua na terceira posição, com 929.200,00 MZN movimentados, atrás apenas da Cervejas de Moçambique (CDM) e da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).

Fonte: Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) 

Noticias Relacionadas

Mercado de Acções regista Volume Global de 38,9 Mil Meticais | Profile

O mercado de capitais nacional encerrou a sessão com...

Depósitos de poupança dos moçambicanos cresceram 12,5 % em 2024

Os depósitos de poupança dos moçambicanos aumentaram 12,5% em...

BAD aprova 22,8 milhões de dólares para fortalecer produção de arroz | Profile

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou a...

Ajuste salarial evidencia disparidades estruturais e consolida dinamismo do sector financeiro | Profile

Moçambique entrou numa nova fase de ajustamento salarial, com...