Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
spot_img

Concessionária do Porto de Maputo planeia investir 600 milhões de dólares em expansão

A concessionária do Porto de Maputo está planeando investir 600 milhões de dólares nos próximos três anos para expandir a infra-estrutura portuária. Segundo o director-executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), Osório Lucas, esse investimento aumentará a capacidade do terminal de contêineres de 170 mil para 530 mil.

“Esta iniciativa também aumentará a capacidade do Terminal de Carvão da Matola, de 7 milhões de toneladas por ano para 12 milhões. Nossa capacidade na carga geral aumentará de 10 milhões para 13 milhões. Prevemos realizar essas mudanças em um período máximo de três anos”, explicou Lucas em uma entrevista divulgada pela Lusa nesta Segunda-feira, 5 de Fevereiro.

Ele também afirmou que “esses investimentos estão prontos para avançar, logo após a assinatura da adenda ao contrato de concessão, aprovada em 23 de Janeiro pelo Conselho de Ministros”.

“A adenda ao contrato de concessão estabelece a obrigação de investir neste intervalo de três anos e realizar a primeira fase do investimento. Não é uma opção, temos a obrigação de fazê-lo”, esclareceu.

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo é uma empresa privada moçambicana formada pela parceria entre os Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) e a Portus Indico, composta pela Grindrod, DP World e Mozambique Gestores.

Desde 2003, a MPDC já investiu cerca de 900 milhões de dólares na modernização da infra-estrutura portuária. Actualmente, o Porto de Maputo emprega 10 mil trabalhadores, entre diretos e indirectos, sendo que 99% são moçambicanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Governo assegura fundos para reabilitação das pontes no Niassa

O Governo anunciou a disponibilidade de fundos para financiar...

Porto de Maputo cresceu 8% em 2023 resultante do manuseio de carga por via ferroviária

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC)...

Bolloré Africa Logistics lança nova identidade corporativa em Moçambique

A Bolloré Africa Logistics – empresa dedicada ao...

Moçambique e Malawi buscam facilidades de mobilidade na fronteira

Moçambique e Malawi, países vizinhos na África Oriental, estão...