Sexta-feira, Abril 18, 2025
spot_img

Confirmados mais de 2 mil expositores na FACIM

Segundo o director geral da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), Gil Pires que falava durante a cerimónia de lançamento da 57ª Edição da FACIM, constam da lista dos participantes estrangeiros a África do Sul, Alemanha Boswana, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, Itália, Israel, Guiné Equatorial, Quénia, Malawi, Portugal, Reino Unido, Ruanda, Tanzania, Tailândia, Turquia, Uganda, Zimbawe e Reino dos Países Baixos.

“Esta edição abrange todos os sectores económicos de actividade à escala nacional e internacional, e tem como foco a exposição da oferta de bens e serviços, capacidade produtiva dos agentes económicos, oportunidades de investimento e negócios”, disse o Ministro da Indústria e Comércio (MIC) Silvino Moreno.

PRODUTOS NACIONAIS EXPORTADOS PAR ÁFRICA DO SUL E EUA

Moçambique tem vindo a exportar produtos resultante da actividade agrícola para África do Sul e Estados Unidos de América (EUA). Entre 2020 e 2021, o país exportou produtos avaliados em 941 e 98 milhões de dólares para os EUA e África do Sul respectivamente, com destaque na castanha de caju, soja e banana. A informação foi avançada por Helen Pataki, Directora da missão da USAID em Moçambique, durante a abertura da Feira Internacional de Maputo (FACIM) tendo acrescentado que ainda existe capacidade de aumentar e diversificar os produtos exportados para os EUA e África do Sul.

“Estamos felizes por ver cada vez mais a castanha de caju e soja moçambicana nas prateleiras dos EUA”, disse.

Importa referir que a abertura da 57 edição da FACIM serviu de momento para a premiação das 5 melhores empresas exportadoras de produtos nacionais, respectivamente Nova Sun, Beluzi Bananas, Sun Shine Nuts, Morimo Macadâmia, Chá de Mangoma.

Noticias Relacionadas

“Crescimento económico mundial vai desacelerar para menos de 2%” – alerta Fitch

A agência de notação financeira Fitch Ratings prevê que...

Actividade empresarial recuou “ligeiramente” em Março, mas mantém-se em terreno positivo

A actividade empresarial no País registou um ligeiro recuo...

Ministra das Finanças diz que dívida pública poderá comprometer Orçamento do Estado de 2025

O Governo alerta que a actual dívida pública do...