Wednesday, October 29, 2025
spot_img

Custo de importação de combustíveis vai quadruplicar

Do concurso lançado em finais do ano passado constatou-se que a média de preços propostos pelas empresas foi de 44.93 dólares por tonelada métricas e no mais recente concurso a media de propostas é de 180.30 dólares por tonelada métrica.

O anterior concurso teve oito cadernos de propostas vendidas; apenas sete propostas chegaram a IMOPETRO a Independent Petroleum Group (IPG), do Kuwait, ganhou o concurso de seis meses que terminou em Junho.

Este último concurso teve cinco cadernos vendidos e a proposta mais baixa (146.36 dólares por tonelada métrica), que mereceu o contrato, foi feita pela Totsa, uma subsidiária da TotalEnergies.

Fora a média, do ponto de vista dos preços propostos, entre o mínimo e máximo, o custo da próxima importação também quadruplica. No último concurso, o preço mínimo foi de 146.37 dólares por tonelada métrica, preço que é quatro vezes maior que 35.62 dólares por tonelada métrica (preço mínimo) do concurso anterior.

O preço mais alto proposto no último concurso foi de 256.04 dólares por tonelada métrica, cinco vezes maior que os 41.64 dólares por tonelada métrica, valor mais elevado proposto no concurso anterior.

A TotalEnergies deverá importar, nos próximos três meses, 575,000 toneladas métricas que vão cobrir os próximos três meses, contra 1.190.000 toneladas métricas de diversos combustíveis importados pela IPG para sete meses.

Anteriormente à actual crise mundial eram necessários até 80 milhões de dólares mensais para importar combustíveis para Moçambique, mas agora o valor subiu para cerca de 200 milhões mensais para o mesmo fim.

Noticias Relacionadas

TotalEnergies propõe extensão de 10 anos da concessão em Cabo Delgado para compensar prejuízos de US$ 4,5 mil milhões

A TotalEnergies propôs ao Governo moçambicano a extensão por 10 anos da...

Área 1: TotalEnergies anuncia retoma do projecto de gás natural do Rovuma

A multinacional francesa TotalEnergies anunciou o levantamento da cláusula...

Gás melhora balança de pagamentos do país

Exportação de gás impulsiona a redução do défice externo...

Produção petrolífera em 2025: NOCs mantêm domínio e Aramco reforça vantagem tecnológica e estratégica | Profile

Os dados de 2025 sobre produção petrolífera confirmam a...