Thursday, December 4, 2025
spot_img

Disponíveis fundos para erguer o Porto Seco de Macuse

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, em Quelimane, na cerimónia de lançamento do projecto do complexo ferro-portuário Macuse-Chitima, orçado em mais de 2,7 mil milhões meticais, segundo avança a Rádio Moçambique.

Do total necessário para a construção do porto seco de águas profundas e o corredor logístico ferroviário, ligando Macuse, em Namacurra-Chitima, em Tete, os accionistas da Thai Mozambique Logística já conseguiram 500 milhões para o início da construção do porto.

Numa primeira fase, o porto que ocupará 2.4 quilómetros do lado de Macuse e 2.9 do lado de Supinho, vai exportar dois milhões de toneladas de madeira da Portucel, terá capacidade para navios até 60 mil toneladas de carga, vai empregar 8 mil moçambicanos, terá um parque de serviços logísticos, terminal de abastecimento de combustíveis e outras componentes.

O Representante dos accionistas da Thai Mozambique Logística, Manuel Latifo, disse que até Fevereiro do próximo ano, termina o reassentamento das 70 famílias afectadas pelo projecto.

O Presidente do Conselho Empresarial da Zambézia, Chawal Naparia, disse que as empresas locais devem ser as maiores fornecedoras do material de construção, bens e serviços para operadores das obras do porto.

E o Governador da Zambézia, Pio Matos, afirmou que o projecto é estruturante para o crescimento económico da província.

Noticias Relacionadas

Moçambique: Banco Mundial vê oportunidades de negócio para investidores privados

O Banco Mundial reiterou, ontem, em Maputo, que Moçambique...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique vai receber encontro sino-lusófono de empresários

O Governo de Macau disse ontem que a edição...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...