Sexta-feira, Agosto 29, 2025
spot_img

Ecobank Transnational Incorporated aliena a sua participação no Ecobank Moçambique SA ao banco malawiano FDH Bank PLC

O Ecobank Transnational Incorporated (ETI) anunciou a celebração de um acordo estratégico para a alienação da sua participação no Ecobank Moçambique S.A. (EMZ) ao FDH Bank PLC, uma instituição financeira de referência cotada na Bolsa de Valores do Malawi. Esta transacção representa uma alteração estratégica na estrutura accionista e na gestão operacional, não se prevendo qualquer perturbação nas operações bancárias, activos ou colaboradores.

O EMZ é um banco comercial licenciado em Moçambique, supervisionado e regulado pelo Banco de Moçambique. Actualmente, dispõe de quatro agências nas principais cidades do país. O banco opera em Moçambique desde o ano 2000, tendo sido inicialmente constituído como Novo Banco SARL. Em 2014, adoptou a designação de Ecobank Moçambique SA, na sequência da aquisição por parte do ETI.

O FDH Bank Plc está cotado na Bolsa de Valores do Malawi. O banco oferece serviços digitais de excelência, banca pessoal e empresarial, banca corporativa e institucional, tesouraria e banca de investimento, mercados globais e financiamento de comércio, bem como consultoria financeira especializada. A aquisição será totalmente financiada através de lucros acumulados do próprio FDH Bank Plc.

“Esta decisão estratégica está alinhada com o nosso compromisso com a estratégia de Crescimento, Transformação e Retorno do Ecobank, garantindo que continuamos a ser um actor competitivo e relevante nos mercados onde operamos”, afirmou Jeremy Awori, Director Executivo do Ecobank Group. “Enquanto instituição financeira pan-africana, avaliamos continuamente as nossas operações para impulsionar um crescimento sustentável, mantendo sempre a nossa missão de promover a integração financeira e o crescimento económico em África.”

Acrescentou ele: “A transferência da nossa participação em Moçambique para o FDH Bank PLC foi cuidadosamente ponderada, com o objectivo de assegurar o mínimo de disrupção e os melhores resultados para os colaboradores, clientes e operações. Estamos a explorar parcerias estratégicas com o FDH Bank que permitam manter o acesso de Moçambique ao nosso ecossistema digital pan-africano, assegurando pagamentos transfronteiriços simples e eficazes.”

“Apesar da alteração da nossa presença directa em Moçambique, o nosso compromisso com a integração financeira pan-africana e com o desenvolvimento económico do continente mantém-se mais forte do que nunca.”, Awori concluiu.

A transacção obteve todas as aprovações regulatórias necessárias. Está sujeita ao cumprimento das condições habituais e deverá estar concluída no decurso do exercício financeiro de 2025. Após a conclusão, o FDH Bank PLC assumirá o controlo efectivo do Ecobank Moçambique SA.

Esta operação foi realizada em condições de mercado, sem envolvimento de partes relacionadas. Tanto o FDH Bank Plc como o ETI mantêm o seu compromisso com a transparência e informarão os seus stakeholders de qualquer desenvolvimento relevante, em conformidade com as exigências de cotação das respectivas bolsas de valores.

Noticias Relacionadas

Banco de Desenvolvimento de Moçambique deverá estar operacional até final de 2025

O governo prevê concluir, até ao final deste ano,...

Moza capacita 6 mil empresários nacionais em gestão empresarial

O Moza banco formou, durante o primeiro semestre do...

BCI regista crescimento de 4,4% nos lucros no primeiro semestre e atinge cerca de 60 milhões de dólares

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), controlado maioritariamente...

CTA e Microbanco Sólido firmam parceria para apoiar Micro e Pequenas Empresas no país

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) reuniu-se...