- Anúncio-

Economia financiada em mais de 2 biliões de Meticais pelo Nedbank

Análise de Mercado

Mais de dois biliões de Meticais em crédito foram concedidos à economia, pelo Nedbank Moçambique (antes Banco Único), no primeiro semestre de 2021. A informação foi revelada esta quarta-feira pelos gestores do Grupo Nedbank (África do Sul e Moçambique).

Em conferência virtual que visava apresentar resultados operacionais de meio-termo, após o rebranding, o Presidente do Conselho Executivo (PCE) do Nedbank Moçambique, Joel Rodrigues, detalhou que o crédito concedido foi alocado a diferentes sectores que dinamizam a economia moçambicana, mas com maior enfoque para o sector de energias e não só.

O Relatório e Contas do Nedbank findo a 30 de Junho de 2021 detalha que a instituição registou um resultado líquido (lucro), de perto de 140 milhões de Meticais. Em balanço, consta ainda que o banco possui um activo total avaliado em 27.4 biliões de Meticais e um passivo na ordem de 23.6 biliões de Meticais. Detém um capital próprio avaliado em 3.8 biliões de Meticais.

Durante o evento, o PCE do Nedbank Moçambique sublinhou que, devido à estrutura de activos e passivos, o risco de liquidez da instituição está devidamente controlado e com excedente. No que toca à solvabilidade, Rodrigues assinalou que o Nedbank Moçambique apresenta um risco confortável, de 19%.

Ciente de que, num período pós-Covid-19, a realidade dos níveis de crédito vencido poderá evoluir negativamente, em alguns sectores económicos prejudicando a instituição, Rodrigues afirmou que o banco tem acompanhado este risco reforçando a imparidade onde considera necessário.

Durante o primeiro semestre, o Nedbank Moçambique incrementou custos operacionais e de investimento no seu Plano de negócios associados a medidas de combate e prevenção à Covid-19, na ordem de 6.6 milhões de Meticais.

No evento virtual, coube ao PCE do Grupo Nedbank, Terece Sibiya, falar das perspectivas da instituição, após a aquisição em 2020 (que culminou com o rebranding, a 28 de Junho último) do Banco Único. Sibiya disse esperar que o banco continue a contribuir para o desenvolvimento do país através do financiamento à economia em vários sectores, para além de energia (como oil&gas), agricultura, construção civil entre outras áreas.

O Grupo Nedbank é um dos quatro maiores bancos da África do Sul. Actualmente está representado em 39 países de África e do mundo. Oferece uma ampla gama de serviços bancários de atacado e varejo, bem como uma oferta crescente de seguros, gestão de activos e gestão de patrimónios.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -