Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img

Pandemia e atrasos nos projectos de Gás colocam Moçambique a crescer apenas 2,8%

O atraso nos investimentos do gás natural em Moçambique e as medidas de combate à Covid-19 vão implicar um “crescimento real modesto” de 2,8% este ano, considera a consultora Fitch Solutions.

“Antevemos que a economia de Moçambique saia da recessão este ano, depois de ter registado uma contração de 1,3% em 2020, com o investimento privado a recuperar ligeiramente”, escreveram analistas da consultora.

Entretanto, “prevemos um crescimento real do PIB modesto, de 2,8%, já que o atraso no investimento no sector do gás e a persistências das medidas de confinamento pesam na recuperação da procura interna”, esclarece.

Numa nota sobre os riscos para o país, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas da consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings apontam ainda que o Banco Central moçambicano deverá baixar a taxa de juro no segundo semestre.

“O Banco de Moçambique vai provavelmente ter margem para baixar a taxa de juro em 100 pontos base para 12,25% até final deste ano, depois de uma surpreendente subida de 300 pontos base em Janeiro, num contexto de baixo crescimento económico”, escrevem.

Os analistas alertam que “na frente política, continuamos a assinalar riscos crescentes para a estabilidade colocados pela crescente actividade insurgente na província nortenha de Cabo Delgado”.

Na análise, a Fitch Solutions alerta ainda para as dificuldades que Moçambique vai ter a nível de infraestruturas, que são consideradas insuficientes para escoar toda a produção de gás natural que se espera possa começar a ser produzida a partir de meados desta década.

“Um falhanço em lidar com a infraestrutura deficiente é um risco premente para a economia de Moçambique; as infraestruturas de transporte, em particular, são atualmente desadequadas para levar os ricos recursos naturais do país para os mercados internacionais”, concluem os analistas.

Noticias Relacionadas

Dólar recupera após dois dias de queda e mercados reagem a dados sólidos dos EUA

Melhoria no sector dos serviços nos Estados Unidos e...

PESOE 2025: Governo prevê aumento de mais de 40% no investimento directo estrangeiro

O Governo moçambicano estima que o Investimento Directo Estrangeiro...

BVM Regista crescimento expressivo em 2024 e aponta para nova fase de modernização e dinamização do mercado

Presidente da Bolsa de Valores de Moçambique destaca...

Governo aprova Plano Económico e Social e Orçamento do Estado fixado em 512,7 mil milhões de meticais

O Governo aprovou, através do Conselho de Ministros, a...