Thursday, September 17, 2026
spot_img

EDM procura produzir energia à base de hidrogénio

“Estamos a fazer alguns estudos sobre a viabilidade do recurso ao hidrogénio para a produção de energia”, disse Marcelino, adiantando que esta fonte “tem futuro, porque é renovável e é considerada não poluente”.

O responsável acrescentou que “devido aos avultados custos que serão necessários, a EDM só poderá entrar no negócio através de parcerias”.

“Certamente, na parte de produção de energia, privilegiamos as parcerias público-privadas, porque são investimentos avultados”, enfatizou Gildo Marcelino.

A companhia britânica Jearrard Energy Resources anunciou em Julho planos para construir uma instalação solar-hidrogénio de 12 gigawatts em Moçambique.

O projecto, estimou, poderá arrancar no início do primeiro trimestre do próximo ano e espera-se que a infra-estrutura produza quatro mil toneladas de hidrogénio, ajudando a satisfazer a crescente procura de energia verde.

Noticias Relacionadas

Produção de electricidade cresce 8,8% em Moçambique no primeiro semestre

A produção de electricidade em Moçambique cresceu 8,8% no...

ExxonMobil contrata duas empresas moçambicanas para operações da Área 4

A ExxonMobil, em representação da Mozambique Rovuma Venture (MRV),...

EMOSE e FFH integram seguros nos projectos de habitação

A Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) e o Fundo...

Robustez Empresarial sobe um ponto apesar da ligeira melhoria do ambiente macroeconómico

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique...