Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Electricidade de Moçambique quer investir 1,3 mil milhões de euros nos próximos cinco anos

A Electricidade de Moçambique (EDM) espera investir 1.6 mil milhões de dólares no plano de negócio para os próximos cinco anos, mas a situação da empresa “não é boa”, disse recentemente uma fonte oficial.

“O investimento que nós prevemos para os próximos cinco anos, de capital definido, é de cerca de 1,6 mil milhões de dólares”, declarou António Nhassengo, director do Gabinete Estratégico e Desempenho da EDM.

António Nhassengo falava à comunicação social em Maputo, momentos após a apresentação do plano de negócios da empresa para os próximos cinco anos.

Entre outros objectivos, no plano da EDM para os próximos cinco anos, o destaque vai para a expansão da rede eléctrica, tendo em conta que do total de 416 sedes de postos administrativos do país, 135 ainda não têm energia eléctrica.

Apesar das projeções, segundo António Nhassengo, a situação da empresa “não é boa” e é necessário aumentar a tarifa de energia para reverter o cenário.

“Nós vamos continuar com resultados negativos se não houver aumento tarifário que nós prevemos para o exercício 2020-2024, que é de 10 %”, declarou António Nhassengo.

Por outro lado, a EDM pede a redução da base de incidência do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) nas requisições de energia , argumentando que a empresa faz um desconto de 62% quando vende a energia a clientes, mas paga 100% quando a compra aos produtores.

Em junho, a empresa pública alertou que iria perder cerca de 9 milhões de dólares com a redução da tarifa para as famílias mais desfavorecidas e pequenas e médias empresas, no âmbito das medidas adotadas pelo Governo para fazer face ao impacto da pandemia da covid-19.

Noticias Relacionadas

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

BM doa 6,4 biliões de USD para Mphanda Nkuwa

O Banco Mundial planeia fornecer financiamento de dívida e...

Moçambique investe em refinaria para garantir independência no sector da energia

Moçambique vai construir uma refinaria modular de grande escala...

Grupo petrolífero multinacional interessado no sector energético

O presidente do Grupo petrolífero HASS, Abdinasir Ali Hassan,...