google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Embaixador da Turquia apela à revisão da isenção de visto por Moçambique

O embaixador da Turquia em Moçambique, Ovni Eksoi, durante o Fórum Fmpresarial Moçambique – Turquia, expressou preocupação com a decisão do governo moçambicano de alargar a isenção de visto para 19 países, excluindo a Turquia.

Eksoi destacou que a Turquia desempenha um papel significativo como importador estrangeiro e promotor dos produtos moçambicanos, e sugeriu uma reflexão sobre a inclusão da Turquia nessa lista para impulsionar as relações comerciais.

A comitiva turca, composta por representantes do Ministério do Comércio e da Associação de Exportadores da Turquia, apresenta 13 empresas de diversos sectores.

Enquanto mais de 100 empresas moçambicanas participam dos encontros empresariais, o embaixador sublinhou a importância da relação comercial bilateral, destacando um volume de comércio de aproximadamente 144 milhões de dólares em 2022, com previsão de ultrapassar os 200 milhões em 2023.

À luz do fórum, o Emabaixador da República da Turquia, anunciou a disponibilidade de 285 milhões de dólares para  investimentos nos sectores de cimentos, construção e energia. Eksoi ressaltou a necessidade crucial de isenção de visto para investidores turcos, apontando para avanços em acordos fiscais e de protecção de investimentos.

O evento visa não apenas fortalecer as relações comerciais, mas igualmente impulsionar o volume de investimentos entre Moçambique e Turquia, contando com o apoio de entidades como a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), e outras associações empresariais do país.

Noticias Relacionadas

Seis milhões e quinhentos mil meticais para financiamento a PME’s de agro-negócio

Seis milhões e quinhentos mil meticais é o valor...

Governo identifica necessidades de financiamento de 300 mil milhões de euros

“É um compromisso comum com o futuro do país....

Associação Industrial defende maior e mais acesso ao financiamento

A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) defende que os...