United Bank for Africa (UBA) seleccionou 3 mil jovens africanos empreendedores, entre os quais alguns moçambicanos, para a 11.ª edição do Programa de Empreendedorismo da Fundação Tony Elumelu (TEF, sigla em inglês). O programa contará com um apoio financeiro de 15 milhões de dólares (aproximadamente 960 milhões de meticais), disponibilizado pelo UBA.
De acordo com um comunicado recebido pelo DE, mais de 3 milhões de meticais do valor total serão directamente investidos em jovens empreendedores moçambicanos. Este montante será utilizado para fornecer aos seleccionados capital não reembolsável, formação empresarial e acesso a mentores internacionais, com o objectivo de apoiar a inovação local.
A TEF foi lançada há 10 anos com a meta de apoiar 10 mil empreendedores africanos até 2024, com um investimento total de 100 milhões de dólares (6,4 mil milhões de meticais). No entanto, a iniciativa ultrapassou todas as expectativas, tendo já beneficiado mais de 24 mil empreendedores e criado 5 milhões de empregos.
Tony Elumelu, presidente do UBA e fundador da fundação, destacou a importância do sector privado no desenvolvimento de África. “Celebramos o sucesso dos nossos empreendedores e estamos motivados a ampliar ainda mais o nosso impacto”, afirmou, agradecendo à equipa e aos parceiros da fundação.
Com presença em todos os 54 países africanos, o Programa de Empreendedorismo da TEF tornou-se uma plataforma-chave para jovens que procuram transformar desafios em oportunidades, oferecendo-lhes acesso a recursos financeiros, formação, mentoria e uma poderosa rede de apoio.