Terça-feira, Março 19, 2024
spot_img

Empreendedorismo: actividade que atrai mais mulheres moçambicanas

As iniciativas empreendedoras em diferentes ramos de actividades tendem a crescer nos últimos anos em Moçambique. No campo e nas cidades, jovens de diversas formações e áreas de interesse transformam a realidade e concretizam sonhos. O Profile conversou com três jovens empreendedoras moçambicanas que contam como é que as mulheres tomam a dianteira no empreendedorismo em sectores diferentes.

Rita Notiço é uma jovem moçambicana que se dedica ao empreendedorismo há mais de 11 anos. Nascida em Maputo, ela conta que desde muito cedo sonhou com a independência financeira e vê o empreendedorismo como uma forma de lutar e de transformar a realidade circundante. Actualmente gere uma diversidade de negócios desde importação e venda de produtos estéticos da China e Índia aos negócios mobiliários. Rita diz que nem sempre viu o empreendedorismo como uma solução viável: “foi por falta de emprego, pois, não queria ser dependente do meu esposo”. Poderia ter abandonado após ter conseguido emprego, mas explica os empreendimentos rendiam mais que o salário, por isso abandou o emprego para dedicar-se inteiramente ao negócio.

Notiço revela que empreender é gratificante, principalmente pela possibilidade de fazer algo de que goste embora nem sempre seja fácil lidar com clientes. A jovem empresária estimula outras mulheres pelo país a procurarem empreender como forma de vencer o desemprego, “não tenham medo de começar, pois, é de pequeno que nos tornamos grandes empreendedores. Com fé, foco e determinação tudo é possível”, frisa.

Wilma Momed, empreendedora cultural
Wilma Momed, empreendedora cultural

A história de Rita é só uma entre muitas mulheres jovens que se dedicam ao empreendedorismo. Wilma Momed é uma jovem empreendedora também residente em Maputo, e se destaca em áreas de cultura e empreendedorismo. Wilma é formada pela Escola Nacional de Dança e é licenciada em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane. Abraçou o empreendedorismo como um desafio para conquistar o mundo e sua independência não só financeira, “empreender não é apenas sobre ganhar dinheiro”, esclarece a empresária, acrescentando que é muito gratificante conhecer pessoas, lugares e partilhar momentos, assim como aprender com situações pesadas do dia-a-dia da vida de uma empreendedora.

Actualmente, Wilma Momed ocupa-se de várias actividades de empreendedorismo cultural, mas destaca o seu projecto de criar uma academia de dança que inclua performances acrobáticas. A empreendedora esclarece entusiasmada que se trata de um projecto já antigo mas que agora parece estar para tornar-se realidade, podendo vir a ser um dos pioneiros no país, pois são ainda muito poucas as escolas de dança que leccionam danças acrobáticas.

Para as outras mulheres moçambicanas, Wilma destaca que o empreendedorismo necessita de inovação e capacidade de tomar decisões em curto espaço de tempo e usa como exemplo o contexto da pandemia da Covid-19 em que todos os dias havia novas informações, novas regras e uma empreendedora tinha que saber informar-se e posicionar-se. Contudo, “todas nós mulheres temos potencial e só devemo-nos dedicar, não ter medo de começar nem de cair porque é um processo longo”, afirma.

Denise Kondelaque, Psicóloga clínica

Para Denise Kondelaque, outra jovem empreendedora, o empreendedorismo não se reduz à busca de renda. Denise é psicóloga clínica no Hospital Provincial de Lichinga no Niassa e define o empreendedorismo como sendo também um exercício para auto-realização pessoal. Para além  do trabalho no Hospital, a psicóloga participa de um programa semanal de entrevistas na RM de Niassa, escreve artigos num semanário e atende pacientes em privado. Ela aponta que empreender imprime valores na pessoa como disciplina e diálogo, “o contacto com as pessoas, o sentimento de estar a mudar algo nas suas vidas é muito compensador”, explica e realça que a sensação de causar impacto é algo que tende a faltar nas mulheres moçambicanas.

A psicóloga afirma que muitas vezes as mulheres constroem uma ideia de empreendedorismo sustentada na busca de auto-sustento, mas a auto-realização é um pouco maior que isso porque ao empreender elas são capazes de transpor ao mundo a sua interioridade.

A vida empresarial das nossas entrevistadas é marcada por altos e baixos, momentos de alegria e de tensão, mas todas sabem que o horizonte entre a realidade e o sonho é feito de trabalho duro e dedicação abnegada. Moçambique é um país ainda com muitos desafios em matérias de promoção do empreendedorismo feminino. Dados oficiais tornados públicos em 2016 indicam que 60% dos proprietários de negócios formais são homens contra apenas 40% mulheres. No entanto, há mais mulheres dos que homens nos negócios informais no país.

A Redacção Profile

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

LAM Lança Novo Serviço Exclusivamente Dedicado ao Transporte de Carga

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) inauguraram um novo...

Porquê uma plataforma Finance 4 Sustainable Development (F4SD)?

Em Julho de 2015, em conferência Internacional realizada em...

Tendências do Mercado de Trabalho, segundo Graça Machel

A empregabilidade tem sido um dos maiores problemas sociais...

UNIDO Capacita PMEs em matérias de conformidade para aumentar acesso ao comércio exterior

Decorreu esta quinta-feira (07), na Cidade de Maputo, uma...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

Moçambique registou uma queda de 3% na produção de Tantalite em 2023

A produção de tantalite, caiu 3% em 2023, ficando abaixo das metas definidas pelo Governo de Moçambique. Tantalite é um mineral formado por nióbio...

NutriDeal — 26 de Fevereiro a 18 de Março de 2024

É empreendedora ou líder de empresa que actua no...

Jornada do Empreendedor — 19 a 21 de Março de 2024

Nos dias 19, 20 e 21 de março, vai...

LAM Lança Novo Serviço Exclusivamente Dedicado ao Transporte de Carga

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) inauguraram um novo...

EDM regista danos de 10 milhões de meticais em Inhambane após a passagem da Tempestade

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) reporta um...

Preços do petróleo registam uma descida no mercado internacional

Os preços do petróleo estão actualmente em baixa nos...

Moçambique receberá ajuda de 10 Milhões de euros do Reino Unido

O Reino Unido vai apoiar Moçambique com 670 milhões...