Tuesday, December 16, 2025
spot_img

“+Emprego II” duplica orçamento para 637,5 milhões

O Governo, a União Europeia, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua acabam de lançar a segunda fase do projecto “+Emprego II”, uma iniciativa destinada a reforçar a formação profissional, o empreendedorismo juvenil e a criação de oportunidades de emprego digno nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.

Com um investimento de 8,5 milhões de euros (637,5 milhões de meticais), sendo 6,5 milhões financiados pela União Europeia e dois milhões co-financiados pelo “Camões”, que também assegura a gestão do “+Emprego II”, o projecto duplica o orçamento da primeira etapa.

Na cerimónia em Nampula, Ilaria Vanzin, representante da Delegação da União Europeia em Moçambique, destacou o projecto como sendo “um dos pilares da abordagem Team Europe, alinhado com a Estratégia Global Gateway, que privilegia o investimento em infra-estruturas, conectividade e capacitação de jovens para responder às exigências das transições verde e digital”.

Jorge Monteiro, embaixador de Portugal em Moçambique, salientou a importância estratégica da intervenção em Nampula: “Portugal está muito atento à realidade moçambicana e aos desafios que o país enfrenta. Nampula é, hoje, a província com maior crescimento populacional em termos nacionais, o que cria uma enorme pressão sobre o emprego, a educação e a saúde.”

No evento de lançamento do projecto foram assinados acordos de parceria entre o “Camões” e três dos onze parceiros moçambicanos do projecto, designadamente com o Instituto Nacional de Emprego (INEP), Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP) e Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique (IMPIM).

A directora dos Serviços Centrais de Emprego do INEP, Sandra Alfeu Menete, afirmou que a segunda fase nasce das lições aprendidas num contexto desafiante: “O +Emprego I exigiu que o INEP se reinventasse, mantendo os resultados, apesar da saída dos megaprojectos em Cabo Delgado.”

Noticias Relacionadas

Linha de crédito de 500 milhões de euros impulsiona investimento português em Moçambique

Intelec Corporate destaca reforço da cooperação económica no Fórum...

Lançada em Vilankulo a Câmara de Comércio Sul-Africana em Moçambique

O Fórum Bilateral de Negócios Moçambique–África do Sul, recentemente...

Syrah reforça capital para operação de grafite em Balama com novo desembolso da DFC

A subsidiária Twigg, da Syrah Resources, vai receber 8,5...