Segunda-feira, Setembro 16, 2024
spot_img

Empresa chinesa constrói porto seco entre Moçambique e Zimbabwe

O grupo opera no Zimbabwe, na área de mineração, sobretudo na produção de aço e níquel, cuja exportação é feita usando portos sul-africanos.

O porto seco de Machipanda vai manusear cerca de dois milhões de toneladas da sua carga, saindo de Zimbabwe para o porto da Beira, no centro de Moçambique, um número que poderá crescer com o manuseamento de outras cargas.

A implantação da infra-estrutura vai também reduzir as longas filas de trânsito rodoviário e aliviar o nível de congestionamento na fronteira de Machipanda, constituindo assim, um ganho para o grupo, uma vez que vai reduzir tempo, distância e custos de manuseamento, usando o porto da Beira.

Neste contexto, o ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, apresentou, no sábado (19), aos representantes dos Conselhos Empresariais das províncias centrais de Manica e Sofala o Eternal Tsingshan Group, no quadro da visita que o governante efectuou.

De acordo com Silvino Moreno, esta é uma iniciativa que vai impulsionar a actividade empresarial, tendo apelado as autoridades locais, instituições públicas e ao empresariado a acarinharem o projecto.

A visita do governante é no seguimento das acções, no âmbito da realização do Fórum de Negócios Zimbabwe-Moçambique em Maio último naquele país vizinho.

A fronteira de Machipanda, para além de Zimbabwe e outros países do interland, é importante para o desenvolvimento do corredor da Beira.

É neste contexto que a Associação Comercial da Beira, que reclama de excesso de burocracia e morosidade nos procedimentos na fronteira, sugere melhorias nos serviços migratório e aduaneiro, para permitir maior celeridade no trânsito de pessoas e mercadorias.

 

Entrevistas Relacionadas

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...