Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

Empresa italiana Saipem anuncia progressos face à retoma de vários projectos

O grupo italiano de serviços energéticos Saipem (SPMI.MI), empresa que vai ajudar na implementação do projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, fez progressos significativos e está perto de concluir os projectos que tinham sido interrompidos, devido à uma crise do capital que afectou a empresa.

Comentando os resultados do terceiro trimestre, o CEO da firma, Alessandro Puliti, disse que o grupo “estava de volta a uma trajectória de crescimento graças a um recorde de encomendas e a uma mudança para projectos com margens mais elevadas”.

“Estamos a ver, agora, os resultados de vários passos dados na direção certa desde o nosso aviso de lucros”, afirmou Puliti.

O grupo reportou no final da quarta-feira um aumento de 26% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) do terceiro trimestre para 243 milhões de dólares, o maior desde o último trimestre de 2019.

Segundo a Reuters, a Saipem ganhou este mês um contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) de 4.1 bilhões de dálares para um projecto de gás nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

“O grupo está perto da capacidade total no negócio offshore e estamos a considerar a possibilidade de alugar navios adicionais”, disse Puliti.

Em janeiro de 2022, a Saipem emitiu um aviso de lucros, alegando o aumento dos custos da cadeia de abastecimento e as fracas margens dos projectos de energia eólica offshore e de construção onshore.

Agora, o grupo está confiante de que concluirá os projectos difíceis até ao final do próximo ano, disse o director financeiro Paolo Calcagnini.

A confiança da empresa é também estimulada pela possível retoma do Projecto de Gás Natural Liquefeito, liderado pela TotalEnergies. O empreendimento terá sido paralisado em Março de 2021, dada a ameaça dos ataques terroristas na região.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...