google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Empresários moçambicanos participam na 14ª Cimeira de Negócios EUA – África

Organizada pelo Corporate Councilon Africa (CCA), a Cimeira servirá para reiterar o compromisso dos sectores público e privado na consolidação das trocas comerciais e investimentos entre os EUA e África face as adversidades sem precedentes nas esferas da saúde e economia.

Segundo a CTA, o programa desta edição terá como enfoque os sectores prioritários para África com destaque para Saúde, Energia, Infraestruturas, Agricultura e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Está previsto para hoje, dia 21 de Julho, o Seminário sobre Investimentos em Moçambique (Invest Mozambique Breakfast), que juntará empresários moçambicanos, norte-americanos e de outros países do continente africano, com o objectivo de partilhar oportunidades de negócios, investimentos e parcerias.

Igualmente, está prevista a assinatura de um Memorando entre a CTA e sua congénere marroquina, a Confederação Geral de Empresas de Marrocos (CGEM).  Estas organizações congéneres irão organizar um fórum empresarial na Casablanca e outro em Maputo.

A CTA irá participar no Painel da US ÁFRICA SUMMIT com tema: From Made in Africa to Made with Africa, com participação de altos CEOs e BAD e irá manter encontros com algumas instituições financeiras baseadas em CasaBlanca.

Os empresários moçambicanos irão participar em várias sessões plenárias e painéis sectoriais, fóruns de investimentos para África, encontros privados de negócios, networking B2B, feira de negócios e irá estabelecer contactos com os representantes de agências internacionais, incluindo dos EUA.

De recordar que, a 13ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-África teve lugar de 27 a 29 de Julho de 2021, virtualmente, por conta das medidas de restrição de propagação de COVID-19 enquanto a 12ª Cimeira teve lugar em Maputo de 18 a 21 de Junho de 2019.

O CCA é uma associação comercial de empresas com fins não lucrativos, fundada em 1993 em Washington D.C., EUA, com o objectivo de promover negócios e investimentos entre os EUA e os países africanos. É considerado o maior e mais importante fórum empresarial e de negócios entre os EUA e o continente africano.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...