Thursday, January 15, 2026
spot_img

Empresários querem fronteira de Ressano aberta 24 horas

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior associação patronal do país, quer que a principal fronteira terrestre com a África do Sul funcione 24 horas por dia.

A CTA afirma ter efectuado diligências junto do Ministro da Indústria e Comércio e do Alto-Comissariado da África do Sul em Maputo, de modo intercedam para a extensão permanente do horário da fronteira de Ressano Garcia para 24 horas.

Num comunicado, os empresários consideram que a limitação das operações a períodos diurnos trava a circulação entre os dois países.

O objectivo é resolver o congestionamento que se verifica como resultado do aumento do fluxo transfronteiriço entre os dois países e da frota com destino ao Porto de Maputo, situado a cerca de 100 quilómetros da África do Sul e que escoa grandes quantidades de minérios deste país.

Segundo a associação patronal, o funcionamento permanente deve incluir permissão para que os camiões operem após as 22 horas, de modo a garantir maior celeridade no escoamento das exportações e importações.

“Os constrangimentos que têm sido arrolados levam à redução da competitividade deste importante corredor regional”, alerta a CTA num documento citado pela Lusa.

Segundo a associação, o Alto-Comissariado da África do Sul em Maputo já respondeu à pretensão, assegurando que continuará a trabalhar com o Governo de Moçambique para que a fronteira de Ressano Garcia esteja sempre aberta, “no âmbito da melhoria da cooperação bilateral e fortalecimento dos laços entre os dois países”.

Actualmente a fronteira de Ressano Garcia funciona 24 horas apenas em épocas festivas, como de passagem de ano e Páscoa.

Noticias Relacionadas

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...

Principais alterações aos regimes do IRPC, IRPS e IVA em Moçambique

Alterações do Código do IRPC em Moçambique  Sumário Executivo A alteração...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...