Subscreva a nossa newsletter

Empresários querem fronteira de Ressano aberta 24 horas

Análise de Mercado

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior associação patronal do país, quer que a principal fronteira terrestre com a África do Sul funcione 24 horas por dia.

A CTA afirma ter efectuado diligências junto do Ministro da Indústria e Comércio e do Alto-Comissariado da África do Sul em Maputo, de modo intercedam para a extensão permanente do horário da fronteira de Ressano Garcia para 24 horas.

Num comunicado, os empresários consideram que a limitação das operações a períodos diurnos trava a circulação entre os dois países.

O objectivo é resolver o congestionamento que se verifica como resultado do aumento do fluxo transfronteiriço entre os dois países e da frota com destino ao Porto de Maputo, situado a cerca de 100 quilómetros da África do Sul e que escoa grandes quantidades de minérios deste país.

Segundo a associação patronal, o funcionamento permanente deve incluir permissão para que os camiões operem após as 22 horas, de modo a garantir maior celeridade no escoamento das exportações e importações.

“Os constrangimentos que têm sido arrolados levam à redução da competitividade deste importante corredor regional”, alerta a CTA num documento citado pela Lusa.

Segundo a associação, o Alto-Comissariado da África do Sul em Maputo já respondeu à pretensão, assegurando que continuará a trabalhar com o Governo de Moçambique para que a fronteira de Ressano Garcia esteja sempre aberta, “no âmbito da melhoria da cooperação bilateral e fortalecimento dos laços entre os dois países”.

Actualmente a fronteira de Ressano Garcia funciona 24 horas apenas em épocas festivas, como de passagem de ano e Páscoa.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Ambientalista defende mais financiamento às mulheres para um empreendedorismo sustentável

Regina Charumar é ambientalista e professora universitária residente na Cidade de Maputo. Reconhecida nacional e internacionalmente, Charumar destaca-se em...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -