Thursday, March 5, 2026
spot_img

Empréstimos garantidos por recursos naturais são um risco, alertam o FMI e AFDB

A directora-Geral do FMI, Kristalina Georgieva, reuniu-se na passada quinta-feira com o presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, em Abidjan, na Costa do Marfim.

No encontro, Adesina afirmou que “os empréstimos garantidos por recursos naturais não são transparentes, são dispendiosos e dificultam a resolução da dívida”. Adesina advertiu que, se a tendência continuar, “será um desastre para África”.

Georgieva frisou que a equipa de gestão sénior do FMI irá  levar a cabo um trabalho “exaustivo”, no sentido de apelar aos países a serem cautelosos com os créditos externos, no contexto de financiamento aos projectos de exploração dos recursos naturais.

“Iremos com uma voz forte dizer aos países que não criem vias para empréstimos predatórios e escravizadores”, afirmou.

A Comissária afirmou, ainda, que a questão será discutida na Mesa Redonda Mundial sobre a Dívida Soberana, composta por credores bilaterais, credores privados e países mutuários. A mesa redonda é co-presidida pelo FMI, pelo Banco Mundial e pela presidência do G20,  Grupo para o qual a União Africana aderiu em Setembro como membro permanente.

É a primeira vez que um director do FMI visita a sede do Banco desde a sua criação em 1964.

Noticias Relacionadas

Bilhetes para o Festival LUJU 2026 já à venda!

Garanta o seu passe para um dos principais eventos...

Criativos de Eswatini, África do Sul e Moçambique lançam o “Corredor da Incubadora de Artes”

House On Fire (Eswatini), AltBlk Continua (África do Sul)...

Fundo Soberano regista primeiro lucro de USD 210 Mil

O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...