O lucro conjunto dos cinco maiores bancos comerciais de Moçambique – Banco Comercial e de Investimentos (BCI), Millennium bim, Standard Bank Moçambique, Absa Bank Moçambique e Moza Banco – subiu 9,5% no primeiro semestre de 2024, atingindo 12,4 mil milhões de meticais (equivalente a 192,3 milhões de dólares). O valor representa um aumento face aos 11,3 mil milhões de meticais (175,3 milhões de dólares) registados no mesmo período de 2023.
Os relatórios financeiros semestrais, revelados pela agência Lusa, destacam o Standard Bank Moçambique como o banco com maior crescimento entre os cinco maiores. O banco, um dos três considerados sistémicos pelo Banco Central, registou um aumento de 3% nos lucros, totalizando 3,9 mil milhões de meticais (60 milhões de dólares).
Seguiu-se o BCI, detido maioritariamente pela Caixa Geral de Depósitos, com um aumento de 2,8% no período, atingindo um lucro de 3,5 mil milhões de meticais (54,2 milhões de dólares). No entanto, o Millennium bim, o segundo maior banco do país e também classificado como sistémico, viu os seus lucros caírem mais de 4% para 3,2 mil milhões de meticais (49,6 milhões de dólares).