Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
spot_img

“Energia Para Todos” ilumina mais de 250 mil novos consumidores

A informação foi partilhada, na Quarta-feira (16), pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Alberto, à margem do VIII Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME).

Alberto apontou, para o reforço da rede nacional, através do programa PROENERGIA, a geração de energia por via de mini-hídricas e centrais solares, como factores que determinaram o aumento de novas ligações em todo o país.

“Estamos agora a trabalhar no projecto de Dondo (província de Sofala) que de princípio vai ser lançado ainda este ano. No dia 15 de Setembro, vamos inaugurar a central de Cuamba que é de 15 Megawatts. O projecto em referência inclui a instalação de novas baterias. Pela primeira vez vamos implementar um projecto que vai permitir gerar energia mesmo depois do raiar do sol”, afirmou Alberto.

O Projecto Energia Para Todos tem o objectivo de impulsionar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, como contributo à electrificação universal de Moçambique até 2030 definida na Estratégia Nacional de Electrificação (ENE), aprovada pelo Conselho de Ministros a 16 de Outubro de 2018.

O Projecto apoiará a expansão do acesso de energia às áreas peri-urbanas e rurais em todo o país, aproveitando e ampliando a rede eléctrica nacional existente e implantando mini-redes na base de geração solar em áreas não cobertas pela rede nacional.

Noticias Relacionadas

Programa BRILHO vence prestigiado Prémio Energy Globe Moçambique

O Programa BRILHO, financiado pelo Governo do Reino Unido (FCDO)...

EDM recupera 95% da rede eléctrica danificada pelo ciclone Chido em Cabo Delgado

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou ter recuperado 95%...

Moçambique reforça exportação de energia para apoiar Zimbabué na crise eléctrica

Moçambique tem desempenhado um papel essencial no apoio energético...

MISA Moçambique anuncia gala de premiação dos jornalistas

O MISA Moçambique e seus parceiros têm a honra...