Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

EnerMech irá formar força de trabalho do petróleo e gás de Moçambique

3t EnerMech, uma aliança estratégica entre o grupo 3T Energy e a EnerMech, ganhou um contrato com o governo britânico, que ajudará a dar forma às futuras necessidades de formação da força de trabalho do petróleo e gás de Moçambique.

3t EnerMech, a recém-criada joint-venture combina a perícia da EnerMech e do 3t Energy Group, que possui as principais organizações de formação do sector energético 3t Transform, sistemas de perfuração, survivex e AIS Training.

O projecto irá ver a parceria fornecer uma análise baseada em provas sobre a actual formação de competências em petróleo e gás das instituições moçambicanas de Educação e Formação Técnica e Profissional (TVET), comparando-a com os padrões internacionais para identificar quaisquer lacunas existentes.

Gerido conjuntamente pela ONG OPITO e pelo Engineering Construction Industry Training Board (ECITB), o esquema inclui quatro disciplinas chave de manutenção eléctrica, manutenção mecânica, operações de processo, instrumentação, e manutenção de controlo.

Pessoal experiente das instalações da 3t EnerMech no Reino Unido e em Moçambique conduzirá a investigação, gerando procedimentos e directrizes para a construção de instituições e cursos TVET que atinjam os padrões e acreditação ECITB e OPITO.

Andrew Noble, vice-presidente da 3t EnerMech, afirmou: “A formação da 3t EnerMech combina os nossos respectivos conhecimentos, experiência e alcance global para proporcionar formação e tecnologias que criam uma força de trabalho mais segura, mais inteligente e mais sustentável.”

Um objectivo central da parceria é envolver as regiões locais no desenvolvimento de conteúdos locais e, em última análise, fornecer mais trabalhadores globais altamente qualificados. Ganhar este importante trabalho de apoio à estratégia de desenvolvimento de conteúdos locais de Moçambique é da maior importância para a nova aliança e para os seus objectivos estratégicos.

“Moçambique é um actor significativo no mercado global de petróleo e gás e, com a actividade a continuar a aumentar, o país requer uma força de trabalho robusta e qualificada para apoiar novos projectos a longo prazo. Este estudo desempenhará um papel fundamental em futuros programas de formação e desenvolvimento no país e aguardamos com expectativa a entrega dos dados que apresenta”, acrescentou Noble.

Entrevistas Relacionadas

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...

UNIDO Capacita PMEs em matérias de conformidade para aumentar acesso ao comércio exterior

Decorreu esta quinta-feira (07), na Cidade de Maputo, uma...