Os lucros da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), operadora petrolífera estatal, caíram para metade em 2024, somando 1,7 mil milhões de meticais, segundo dados oficiais consultados nesta Segunda-feira, dia 21 de Julho.
Segundo o órgão, este desempenho contrasta com os resultados líquidos positivos de 3,5 mil milhões de meticais registados em 2023, os quais representaram então um crescimento de sete vezes em relação ao ano anterior, justificado, à época, segundo a administração, com o “aumento considerável das receitas de vendas de gás natural.”

De acordo com o documento que apresenta as demonstrações financeiras até 31 de Dezembro de 2024, além da quebra nos lucros, a ENH encerrou o ano com um activo total de 28,7 mil milhões de meticais e um passivo que subiu ligeiramente para 8,9 mil milhões de meticais.
A empresa, que possui um capital social de 749 milhões de meticais, totalmente subscrito pelo Estado, exerce a sua actividade subordinada ao Ministério dos Recursos Naturais e Energia.
O mesmo relatório indica que a ENH distribuiu dividendos ao Estado no valor de 1,2 mil milhões de meticais em 2024, relativos ao exercício do ano anterior, e de 877,6 milhões de meticais em 2023.