Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
spot_img

Eni intensifica perfurações na Bacia do Rovuma

A multinacional petrolífera italiana Eni pretende acelerar actividades de perfuração, completação e limpeza de quatro poços de hidrocarbonetos na Área 4 da Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

Neste contexto, a companhia anunciou estar em vias de adquirir diversos materiais que servirão para apoiar as actividades de desenvolvimento de produção de gás da Eni Rovuma Basin B. V. em Moçambique.

A operadora da Área 4 avança ainda que o início da perfuração está previsto para terceiro trimestre do próximo ano, sendo possível que o arranque da completação e operação de teste dos poços ocorra no quarto trimestre de 2025.

Segundo a empresa, adicionalmente realizar-se-á a perfuração, completação e limpeza de mais dois poços adicionais na mesma Área 4 da Bacia Sedimentar do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

De acordo com a fonte, o empreiteiro a ser contratado pela petrolífera italiana deve abrir uma filial local no país com gestão administrativa e operacional baseada em Maputo e uma base logística em Pemba, para apoiar as actividades de perfuração.

A Eni comunicou igualmente que como forma de apoiar os trabalhos está igualmente a contratar serviços integrados de agenciamento de carga, marítimo e despacho aduaneiro para a entrega de materiais e equipamentos em conformidade com a legislação internacional e moçambicana relevante para a indústria de petróleo e gás e de bio-combustíveis.

Agindo em nome e por conta da Mozambique Rovuma Venture, a Eni Rovuma Basin B.V, Sucursal de Moçambique Operador Delegado Upstream, está também a contratar serviços logísticos em Pemba de forma a apoiar as actividades logísticas das operações de upstream da Área 4.

O contracto consiste na prestação de serviços logísticos em regime de call-out incluindo, mas não se limitando ao fornecimento de equipamentos de elevação (gruas móveis, manipuladores telescópicos, empilhadeiras, entre outros), transporte terrestre, como camiões com reboques de 40 pés.

O mesmo deverá, igualmente, fornecer mão-de-obra e serviços de limpeza de tanques de navios, de inspecção e recertificação por terceiros e outros adicionais para apoiar continuamente as actividades operacionais da empresa, principalmente em Pemba, província de Cabo Delgado.

Noticias Relacionadas

ENH vai especializar-se em perfurações no mar

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) está a investir...

Honeywell implementa soluções avançadas no sector energético

A Honeywell está a desempenhar um papel fundamental no...

Receitas do gás do Rovuma crescem em 60.45 milhões de USD

Continuam a crescer as receitas do gás natural explorado...

Exxon prevê a primeira produção de GNL do projecto de 30 mil milhões de dólares em Moçambique para 2030

A Exxon Mobil espera que a primeira produção de...