google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

Entrega das obras da linha de alta tensão Moçambique-Maláui adiada para Outubro

A entrega das obras de construção da linha de transmissão de alta tensão de 218 quilómetros, parte do Projecto de Interconexão Moçambique-Maláui, foi novamente adiada. Segundo informações divulgadas pela Rádio Moçambique (RM) nesta Segunda-feira, 29 de Janeiro, o prazo, que já havia sido postergado para Março deste ano, foi estendido para Outubro.

Segundo a RM, o gestor de Saúde, Segurança e Ambiente, Pattison Muchochoma, informou que mais de 80% das obras já foram concluídas. A subestação em Matambo, no distrito de Changara, na província de Tete, está em sua fase final de construção.

Muchochoma explicou que, após a conclusão da estrutura metálica, o próximo passo será a instalação eléctrica, seguida pela extensão dos cabos que conectarão Moçambique ao Maláui. A primeira fase cobrirá 141 quilómetros de Matambo a Zobuè, no distrito de Moatize, e depois 77 quilómetros de Zobuè a Phombeya, no distrito de Balaka, no Maláui.

Actualmente, os transformadores e as torres que receberão os cabos foram montados, restando apenas a finalização do centro de controle de distribuição eléctrica.

Orçado em 154 milhões de dólares e financiado pelos Bancos Mundial, alemão e europeu, o projecto adicionará 120 megawatts à rede nacional de energia eléctrica do Maláui. Espera-se que este projecto inaugure capítulo no fornecimento de electricidade no país, contribuindo não apenas para seu crescimento económico, mas também para a industrialização da região Sul da África.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...