Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Estado perde 70 milhões de meticais devido ao contrabando de recursos minerais

Obete Matine afirmou que o crime de contrabando de recursos minerais envolve cidadãos nacionais e estrangeiros. A fonte referiu que o Executivo está a criar condições para que o processo de formalização de operadores ilegais formalizem a actividade mineira.

“O Governo tem trabalhado em várias vertentes. A primeira vertente é tornar os infomais em formais. Algumas o são não porque querem ser informais, mais não conhecem os procedimentos. Outras são informais porque conhecem a Lei, mas enveredam pelo caminho clandestino”, explicou Matine.

Um dos fenómenos que o país tem estado a enfrentar é a mineração artesanal que faz parte das principais preocupações do Governo. Há dias, o Executivo anunciou que esta actividade continua a lesar o Estado em milhões.

Entre os minerais contrabandeados para fora do país estão o ouro e rubis. A uma dada altura, o Governo anunciou que compensaria os  denunciantes dos crimes de tráfico de pedras e metais preciosos, como uma das soluções para estancar o mal.

No entendimento das autoridades, esta e outras medidas permitiriam que o Estado arrecade os ganhos decorrentes de impostos e taxas devidos pela exploração e comércio daqueles recursos.

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...

Vodacom lança campanha “chegou o VerOn” com prémios fantásticos para aquecer o verão

A Vodacom Moçambique lançou a campanha de Verão “Chegou...