Sexta-feira, Fevereiro 21, 2025
spot_img

Exportações de Moma aumentaram 4% em 2024

As exportações da mina de Moma, na costa da província de Nampula, uma das maiores produtoras mundiais de titânio e zircão, cresceram quatro por cento em 2024, para mais de um milhão de toneladas, anunciou hoje a mineradora Kenmare.

De acordo com informação ao mercado prestada pela Kenmare, que opera a mina, em todo o ano passado foram feitos carregamentos de vários minerais acabados no total de 1.088.600 toneladas (areias pesadas, zircão, ilmenite e rutilo), sobretudo no segundo semestre.
“A previsão é que os carregamentos excedam a produção em 2025, apoiadas pelos elevados níveis de stock de produtos acabados”, acrescenta a mesma informação da empresa.

“A procura por todos os tipos de produtos da Kenmare manteve-se robusta em 2024 e prevê-se que as vendas continuem a exceder a produção em 2025”, garante a Kenmare, uma empresa de origem irlandesa e que opera em Moçambique através de subsidiárias das Maurícias.
A empresa é uma das maiores produtoras mundiais de areias minerais, cotada nas bolsas de Londres e Dublin, sendo que a produção em Moçambique representa aproximadamente sete por cento das matérias-primas globais de titânio, com clientes em 15 países, que usam os seus minerais em tintas, plásticos e cerâmica.

De acordo com a Lusa, a Kenmare pagou em 2024 cerca de 48 milhões de dólares em dividendos e investiu 140 milhões de dólares.

Noticias Relacionadas

Moçambique produziu 1,62 toneladas de ouro em 2024, superando expectativas

Moçambique registou uma produção de ouro de 1,62 toneladas...

Desabamento do garimpo ilegal em Barué Resulta em tragédia

Pelo menos três garimpeiros morreram e dois ficaram feridos...

Zumbo vai ter a terceira maior bacia carbonífera de Tete

Distrito de Zumbo pode tornar-se, este ano, a terceira...

Mineradora ERG pondera vender seus activos em Moçambique

O Director Executivo do Eurasian Resources Group (ERG) revelou,...