As exportações da mina de Moma, na costa da província de Nampula, uma das maiores produtoras mundiais de titânio e zircão, cresceram quatro por cento em 2024, para mais de um milhão de toneladas, anunciou hoje a mineradora Kenmare.
De acordo com informação ao mercado prestada pela Kenmare, que opera a mina, em todo o ano passado foram feitos carregamentos de vários minerais acabados no total de 1.088.600 toneladas (areias pesadas, zircão, ilmenite e rutilo), sobretudo no segundo semestre.
“A previsão é que os carregamentos excedam a produção em 2025, apoiadas pelos elevados níveis de stock de produtos acabados”, acrescenta a mesma informação da empresa.
“A procura por todos os tipos de produtos da Kenmare manteve-se robusta em 2024 e prevê-se que as vendas continuem a exceder a produção em 2025”, garante a Kenmare, uma empresa de origem irlandesa e que opera em Moçambique através de subsidiárias das Maurícias.
A empresa é uma das maiores produtoras mundiais de areias minerais, cotada nas bolsas de Londres e Dublin, sendo que a produção em Moçambique representa aproximadamente sete por cento das matérias-primas globais de titânio, com clientes em 15 países, que usam os seus minerais em tintas, plásticos e cerâmica.
De acordo com a Lusa, a Kenmare pagou em 2024 cerca de 48 milhões de dólares em dividendos e investiu 140 milhões de dólares.