Thursday, October 1, 2026
spot_img

Exxon prevê a primeira produção de GNL do projecto de 30 mil milhões de dólares em Moçambique para 2030

A Exxon Mobil espera que a primeira produção de gás natural liquefeito (GNL) do seu projecto em Moçambique ocorra em 2030, disse um executivo da empresa na quinta-feira.

A Exxon, juntamente com parceiros como a Eni ENI.MI e a CNPC da China, estão a desenvolver um projecto de GNL no norte de Moçambique, com o gigante americano da energia a liderar a construção e operação da liquefação em terra e instalações relacionadas.

“Muito provavelmente, no próximo ano, iniciaremos alguns trabalhos iniciais em Afungi (local) para dar andamento ao projecto, mantendo-o no caminho certo e permitindo-nos obter a primeira produção de GNL em 2030”, disse Frank Kretschmer, director-geral da unidade da empresa em Moçambique, a delegados numa conferência sobre energia na Cidade do Cabo.

A empresa disse na quarta-feira que esperava agora uma decisão final de investimento para o seu projecto Rovuma LNG em Moçambique no início de 2026. O custo do projecto está estimado em cerca de 30 mil milhões de dólares.

Noticias Relacionadas

Governo exige à ENAPP segurança no abastecimento de combustíveis

O Governo desafiou a recém-criada Empresa Nacional de Aquisição...

Fórum Petróleo e Gás no Brasil: Chapo busca experiência de exploração em águas profundas

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, foi o orador...

TotalEnergies anuncia nova descoberta de petróleo em Angola e reforça investimentos no país

A TotalEnergies anunciou uma nova descoberta de petróleo em...

Receitas do petróleo aumentam 121%, mas megaprojectos perdem peso no Orçamento do Estado

As receitas provenientes da exploração de petróleo e gás...