A ExxonMobil está a avançar para a decisão final de investimento (FID) do projecto Rovuma LNG, na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, num novo sinal de progresso para um dos maiores projectos de gás natural de Moçambique.
A evolução foi comunicada pela liderança da ExxonMobil Moçambique após um encontro com o Presidente Daniel Chapo, realizado à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
O Rovuma LNG prevê o desenvolvimento das reservas de gás natural da Área 4 e a construção de uma unidade de liquefacção em terra para produção e exportação de gás natural liquefeito (GNL). O projecto é liderado pela ExxonMobil, em parceria com a Eni e a CNPC.
A concretização da decisão final de investimento deverá abrir caminho para uma nova fase de desenvolvimento da indústria de gás em Cabo Delgado, com potenciais impactos sobre investimento, emprego, contratação de empresas moçambicanas e receitas para o Estado.
O projecto integra a estratégia de aproveitamento das vastas reservas de gás da Bacia do Rovuma, numa altura em que Moçambique procura acelerar os grandes projectos de GNL e aumentar a participação nacional nas cadeias de fornecimento do sector.
O avanço do Rovuma LNG ocorre também num contexto de retoma dos investimentos no sector, depois de os projectos de gás em Cabo Delgado terem sido afectados pela situação de segurança na província.
Além do Rovuma LNG, Moçambique conta actualmente com o Coral Sul FLNG, já em produção, e prepara o desenvolvimento do Coral Norte, enquanto o projecto Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies, avança para a retoma das suas actividades.
A decisão final de investimento do Rovuma LNG será, por isso, determinante para a próxima fase de desenvolvimento da indústria de gás moçambicana e para a transformação das reservas do Rovuma em capacidade de produção, exportação e industrialização.



