Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Fitch lança relatório sobre tendências globais do GNL

A Fitch lançou recentemente o seu relatório bianual sobre a projecção do Gás Natural Liquefeito (GNL). Uma das conclusões tem a ver com a variação de preços que têm sofrido um incremento a curto prazo, o que foi notado com alguma admiração.

“Neste relatório especial examinamos como os preços do GNL têm surpreendido a curto prazo. Também abordamos as principais tendências que se verificam no sector ao longo dos 10 anos até 2030, incluindo a forma como o GNL Verde está rapidamente a ganhar terreno”, refere um comunicado da empresa.

Pode ler-se ainda na nota, que “o forte crescimento contínuo da procura representa o risco de uma contracção da oferta em meados da década de 2020, caso os projectos pré-FID não consigam progredir nos próximos dois a três anos”, acrescentou.

A actual dinâmica do mercado verá as fórmulas de preços tenderem cada vez mais a favor do comprador e acelerar as tendências a longo prazo no sentido de contratos mais pequenos, a curto prazo e mais flexíveis. Isto também colocará desafios ao financiamento de projectos para grandes desenvolvimentos em matéria de liquefação.

As preocupações ambientais tornar-se-ão um motor cada vez mais dominante das tendências de investimento, com o GNL verde a ganhar rapidamente atenção no mercado e muitos vendedores a perseguir emissões líquidas mais baixas, inclusive através da utilização de tecnologia de captura e compensação de carbono, para diferenciar a sua oferta.

Este relatório fornece-lhe uma visão especializada do mercado, uma vez que a equipa de peritos da Fitch Solutions em petróleo e gás proporciona uma visão profunda da oferta e procura mundial, tendências de preços e inovações tecnológicas, contratos e financiamento no sector do GNL, incluindo:

Previsões de dez anos sobre o fornecimento global de GNL, incluindo previsões globais, regionais e fundamentais a nível nacional;
Previsão quinquenal do preço à vista do GNL;
Análise das tendências globais em matéria de política, contrato, projectos, financiamento e tecnologia no sector;
Dados globais sobre GNL.

O documento integra a análise macroeconómica, política e industrial especializada da Fitch Solutions para fornecer uma perspectiva fiável e independente para o sector. O relatório fornece previsões, dados e análises essenciais para os agentes e investidores do sector.

Este relatório está disponível na Fitch Solutions.

Entrevistas Relacionadas

A CNOOC expande operações em Moçambique com novos contratos offshore

A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), multinacional líder...

Emose obteve lucro de mais de 40 milhões de Meticais em 2023

O resultado líquido da Empresa Moçambicana de Seguros (Emose)...

Parlamento institui comissão para selecção do comité de supervisão do fundo soberano

O Parlamento de Moçambique realizou uma reunião nesta Quarta-feira,...

INP considera movimento da Galp como rotineiro

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) declarou na Quinta-feira,...