O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima sua previsão de crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025, alertando, entretanto, sobre os riscos de uma inflação elevada manter as taxas de juros altas por mais tempo. A informação foi divulgada nesta Terça-feira, 16 de Julho, pelo portal Notícias ao Minuto.
Segundo o FMI, a previsão de crescimento económico global para este ano permanece em 3,2%, conforme a actualização do relatório World Economic Outlook divulgada hoje.
A instituição financeira destaca que a persistência dos preços elevados nos serviços dificulta a normalização da política monetária, especialmente quando a Reserva Federal dos EUA ainda não reduziu os juros, ao contrário do Banco Central Europeu.
“Os riscos ascendentes para a inflação aumentaram, elevando assim a perspectiva de taxas de juro mais altas por um período de tempo ainda mais longo, no contexto da subida das tensões comerciais e da crescente incerteza política”, afirmou a instituição em comunicado.
Para gerir esses riscos e preservar o crescimento, o FMI recomenda uma combinação de políticas cuidadosamente sequenciada para alcançar a estabilidade de preços e repor os amortecedores diminuídos.
O relatório do FMI indica que a actividade económica está evoluindo de maneiras diferentes entre as maiores economias: no primeiro trimestre do ano, houve surpresas negativas nos Estados Unidos e no Japão, enquanto na Europa e na China foram observados alguns sinais de recuperação.
A previsão do FMI para a economia dos EUA em 2024 é de um crescimento de 2,6%, uma revisão em baixa em comparação com os números de Abril, enquanto a previsão para a Zona Euro permanece em 0,9%.