Tuesday, February 17, 2026
spot_img

FMI classifica como “construtivas e frutíferas” as conversas com autoridades de Moçambique para segunda revisão do programa financeiro

A equipa liderada por Pablo Lopez Murphy concluiu a visita na sexta-feira e as discussões devem continuar de forma virtual, por meio do escritório do representante residente do FMI em Maputo.

De acordo com o comunicado, a recuperação econômica de Moçambique ganhou impulso após a pandemia de COVID-19, com um crescimento de 4,1% em 2022 e uma previsão de 5% para este ano, impulsionado pelo sector de gás natural. Porém, o desempenho fiscal em 2022 foi abaixo do previsto, com um déficit primário (após doações) de cerca de 0,5% do PIB acima da meta estabelecida.

Diante disso, a equipe do FMI encoraja o governo moçambicano a tomar medidas adicionais para reduzir a massa salarial anual, considerada fundamental para garantir a sustentabilidade fiscal. O FMI também ressalta que o governo tem feito progresso contínuo nas reformas estruturais integradas no programa financiado pelo fundo, mas considera que há espaço para a eliminação de mais isenções de IVA que não afectam as camadas mais vulneráveis.

Durante a visita, a equipe do FMI reuniu-se com o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, com o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela. Representantes da sociedade civil, parceiros de desenvolvimento e sector privado também foram ouvidos.

O FMI concedeu há um ano um financiamento de 470 milhões de dólares (445 milhões de euros), que deve ser aplicado até 2025.

 

Noticias Relacionadas

Fundo Soberano regista primeiro lucro de USD 210 Mil

O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...