Friday, December 5, 2025
spot_img

FMI cria plataforma global de moeda digital de bancos centrais

O FMI quer que os bancos centrais cheguem a acordo sobre um quadro regulamentar comum para permitir a interoperabilidade global. O fracasso em chegar a um acordo sobre uma plataforma comum criaria um vácuo que provavelmente seria preenchido por criptomoedas, considera Georgieva

“As plataformas para moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) não devem ser propostas nacionais fragmentadas… Para termos transacções mais eficientes e justas, precisamos de sistemas que liguem os países: precisamos de interoperabilidade”, disse Georgieva numa conferência em que participaram bancos centrais africanos em Rabat, Marrocos.

Georgieva enfatizou que as plataformas para moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) devem ser apoiadas por activos, sublinhando que as criptomoedas são uma oportunidade de investimento quando apoiadas por activos, mas isso quando não são um “investimento especulativo”.

Um total de 114 bancos centrais estão em algum estágio de exploração da CBDC, “com cerca de 10 já cruzando a linha de chegada”, disse ela.

Uma CBDC é uma moeda digital controlada pelo Banco Central, enquanto as criptomoedas são quase sempre descentralizadas.

As CBDCs também podem ajudar a promover a inclusão financeira e tornar as remessas mais baratas, disse ela, observando que o custo médio das transferências de dinheiro é de 6,3%, totalizando US$ 44 mil milhões de dólares anuais.

Noticias Relacionadas

Sector bancário mantém trajectória de recuperação e consolidação, revela nova pesquisa da KPMG

A mais recente pesquisa da KPMG sobre o desempenho...

BCI mantém liderança no ranking do sector bancário em activos e crédito

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) voltou a...

Standard Bank aponta potencial para captar 10% do investimento do Gás em serviços locais

A Incubadora de Negócios do Standard Bank realizou, recentemente,...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...