Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_img

FNB Moçambique anuncia nomeação de Dennis Mbingo como novo Administrador-Delegado

O Conselho de Administração do FNB Moçambique anunciou a nomeação de Dennis Mbingo como novo Administrador-Delegado do Banco, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025. Mbingo sucede a Peter Blenkinsop, que se aposentará em dezembro de 2024, após quatro anos e meio de liderança bem-sucedida.

Sérgio Chitará, Presidente do Conselho de Administração do FNB Moçambique, destacou que a escolha de Mbingo foi motivada pela sua “perspicácia estratégica e conhecimentos técnicos”, além de sua experiência como CEO do FNB Eswatini, onde liderou com êxito a listagem do banco na bolsa local. Com uma carreira de mais de 24 anos, sendo 17 no sector financeiro, Mbingo está bem posicionado para guiar o FNB Moçambique em sua próxima fase de crescimento.

Em sua declaração após a nomeação, Mbingo expressou sua gratidão e compromisso em agregar valor aos clientes, accionistas e à sociedade, sublinhando a importância da integridade e do serviço ao cliente. Para além de manifestar seu apoio a iniciativas de crescimento económico e desenvolvimento sustentável, focando no potencial das pessoas e na formação de novos líderes.

O PCA Chitará aproveitou a oportunidade para agradecer a Peter Blenkinsop pela sua liderança, reconhecendo os avanços que o banco fez durante seu mandato, especialmente nas áreas digital e tecnológica. Blenkinsop reflectiu sobre seu tempo no cargo, destacando a importância da visão centrada no cliente e os objectivos estratégicos alcançados, e expressou confiança na nova liderança sob Mbingo.

capital bancário

Com a chegada de Dennis Mbingo, o Conselho de Administração está optimista quanto ao futuro do FNB Moçambique, acreditando que ele fortalecerá ainda mais a posição do banco no cenário financeiro nacional. A instituição permanece comprometida em oferecer serviços financeiros de qualidade e promover um crescimento sustentável.

O FNB Moçambique, subsidiária do FirstRand Group, iniciou suas operações em 2007, com foco em serviços financeiros para o setor empresarial. O banco opera com uma rede de 15 agências em oito províncias e oferece uma ampla gama de produtos e soluções, incluindo leasing, financiamento de activos e seguros de curto prazo, sempre com uma forte orientação ao cliente.

Entrevistas Relacionadas

BdM prevê contínuo crescimento da actividade económica apesar de riscos

O Banco de Moçambique prevê que a actividade económica...

Bancarização em Alta: Moçambique regista 5,5 milhões de contas bancárias

O número de contas bancárias em Moçambique cresceu 4,7%...

Projecto NUIB é crucial para o sistema financeiro, indica o Banco Central

O Banco de Moçambique afirma que o projecto do...

Access Bank lança Glossário de Finanças nas línguas mais faladas em Moçambique

Com o objectivo de fortalecer a inclusão financeira e...