- Anúncio-

Fórum de negócios da SADC arranca amanhã

Análise de Mercado

Moçambique acolhe, nos dias 22 e 23 de Junho, no Hotel Gloria da AFECC e no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o Fórum de Negócios e Expo da SADC.

O Fórum Empresarial da SADC, para além de ser uma plataforma empresarial competitiva e integrada para Moçambique e o potencial da região da África Austral à escala global, é também um mecanismo de diálogo entre os sectores público e privado.

O Fórum Empresarial da SADC é o primeiro e um dos maiores eventos de empreendedorismo, oportunidades e investimentos na região da África Austral.

O Fórum de Negócios da SADC (FNSADC) é uma iniciativa da SADC e do Governo de Moçambique. Foi assumido como um compromisso durante a 40ª Cimeira Virtual de Chefes de Estado e de Governo da SADC em Maputo, Moçambique, a 17 de Agosto de 2020, sob o lema “SADC: 40 Anos Construindo a Paz e a Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e a Resiliência face aos Desafios Globais”.

Áreas estratégicas:

Industrialização
Investimentos
Sustentabilidade
Ambiente de negócios
Principais tópicos das sessões de debate:
Agronegócios e Indústria
Turismo e Resiliência
Corredores e Logística
Energia
Realização da Expo Internacional da SADC centrada em projectos e fundos de investimento, impulsionando o ecossistema empresarial regional e os clusters económicos de agro-negócios; Indústria; Turismo; Logística, Corredores e Infra-estruturas (incluindo Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs) e Energia.

A realização do Fórum Empresarial da SADC faz parte do Roteiro Operacional Integrado preparado e coordenado pelo MINEC, que a nível político-económico planeou 19 reuniões (entre nível técnico e ministerial) e segue estrategicamente uma abordagem empresarial de complementaridade e estratégia de maximização de programas e mecanismos de promoção e apoio económico cuja implementação é da responsabilidade de outros Ministérios e Governos locais, que são, por exemplo, feiras locais, eventos de promoção e distinção empresarial, eventos de lançamento de programas, eventos de inauguração de empresas, fóruns e conferências de investimentos regionais e internacionais, entre outros eventos planeados e a realizar em todo o país.

O Fórum Empresarial da SADC, além de alcançar um dos objectivos da agenda operacional da presidência moçambicana na promoção de ganhos para a comunidade empresarial nacional em linha com o lema aprovado e em uso, é também o resultado da abordagem estratégica da diplomacia económica que tem em vista a divulgação económica, o desenvolvimento competitivo e a melhoria da balança comercial do país (com um impacto nas províncias de referência).

O evento materializa também uma das prioridades estratégicas do actual ciclo governamental, uma vez que é uma abordagem que continua o desenvolvimento do país (impulsionando o crescimento económico, a produtividade e a geração de emprego), derramando-se assim no horizonte da presidência da SADC e, pretendendo fazer parte de uma acção estratégica que, na dimensão local, nacional, regional e global, apresenta Moçambique especialmente como um país de referência e na vanguarda do potencial e efectivo crescimento económico e produtividade da região sul.

Veja o Cronograma do Evento.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -