Saturday, March 21, 2026
spot_img

Francisco Ferreira eleito presidente do Conselho Internacional do Algodão

Esta eleição é, de acordo com Francisco Ferreira dos Santos, “um momento muito importante para o país e para o subsector do algodão em particular”.

“Apesar da nossa dimensão ser insignificante na escala global da produção e consumo de algodão, esta eleição é um reconhecimento tácito da nossa capacidade e trabalho, e também uma boa oportunidade de podermos contribuir, de uma forma ainda mais efectiva, para o desenvolvimento global da cadeia de valor do algodão, e para elevar a marca de Moçambique”, sublinhou o presidente da AAM.

O Conselho Consultivo do Sector Privado do ICAC tem por missão principal promover a comunicação entre o sector privado e os membros do ICAC e transmitir-lhes as preocupações da indústria algodoeira em toda a sua cadeira de valor, desde a produção da fibra até à sua transformação pela indústria têxtil.

O ICAC, sediado em Washington, nos EUA, é uma associação internacional e intergovernamental de países produtores e consumidores de algodão, criada em 1939, com o objectivo de estabelecer cooperação internacional nas questões relativas ao algodão.

Aquele organismo internacional, reconhecido como parceiro pelas Nações Unidas, congrega actualmente 24 países, entre os quais Moçambique desde o ano de 2010 que representam a esmagadora maioria do algodão produzido e comercializado no mundo.

Noticias Relacionadas

Exportações de algodão resgistam queda acentuada, mas sector preserva potencial de recuperação

As exportações de algodão moçambicano registaram, em 2024, uma...

Eni aposta em 150 mil hectares para produzir 130 mil toneladas de óleo vegetal e criar 120 mil empregos em Moçambique

A multinacional petrolífera italiana Eni, operadora do empreendimento Coral...

Aprovados novos preços mínimos de referência para a comercialização do algodão

O Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) e...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...