O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior a 210 mil dólares norte-americanos no exercício económico de 2025, resultado da aplicação do seu capital próprio em instituições financeiras no exterior, de acordo com as demonstrações financeiras da entidade.
O resultado positivo surge após o Fundo ter recebido do Governo, a 10 de Dezembro de 2025, cerca de 110 milhões de dólares, montante que foi posteriormente aplicado pelo Banco de Moçambique, na qualidade de gestor operacional, em depósitos a prazo de muito curto prazo em três bancos internacionais.
Segundo as contas referentes a 2025, os recursos foram depositados no Bread Bank Popular de Toronto, Dominion Bank e Sumitomo Mitsui Trust Bank, permitindo ao Fundo alcançar o seu primeiro resultado líquido positivo desde a sua criação.
As demonstrações financeiras indicam que o lucro, apurado a 31 de Dezembro de 2025, resultou exclusivamente de juros de aplicações overnight, iniciadas a 12 de Dezembro de 2025, junto das referidas contrapartes financeiras estrangeiras.
No total, o Fundo Soberano registou um lucro de 210,6 mil dólares, valor que, somado ao capital inicial, perfaz cerca de 110,2 milhões de dólares em capitais próprios, montante destinado à constituição de poupanças para as futuras gerações.
Ainda de acordo com a informação financeira, as taxas de juro aplicadas nos depósitos a prazo em moeda estrangeira variaram entre 3,60% e 3,90%, com um prazo de um mês, conforme consta das demonstrações financeiras do Fundo. O relatório financeiro foi aprovado pelo governador do Banco de Moçambique, enquanto entidade máxima responsável pela gestão operacional do Fundo Soberano, em conformidade com o quadro legal em vigor.



