Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

Galiza Matos: Podemos e Devemos Fazer Mais Para Alavancar a Juventude

Cidade de Vilankulo

A cidade de Vilankulo completará agora, 3 anos, mas o distrito todo já tem uma historia de muito investimento no domínio social, económico, político, cultural e não só.

Somos o maior destino turístico de todo Moçambique com diversos empreendimentos um pouco pela costa e não só, com as Ilhas que dão ao turismo receitas que fazem crescer a nossa economia, não apenas ao nível do distrito de vilankulo mas também da própria província de Inhambane.

Crescimento Economico

Estamos a registrar bons níveis de crescimento porém há muito ainda por se fazer, sobretudo no domínio da produção agrícola, do incremento do turismo através de ordenamento territorial e da expansão do turismo para mais áreas ainda não investidas.

Temos também um investimento por fazer na industria, na pequena, media e quem sabe na grande industria que poderá ser impulsionada pelos desenvolvimentos recentes  com a chegada de mais energia  ao distrito através da central térmica de Temane que esta a ser construída no distrito de Inhassoro, Através da subestação de Pambara e das novas linhas de abastecimento de energia que vem do centro do país até Inhassoro e Vilankulo, igualmente através das linhas que vem do sul do país para Vilankulo.

Oportunidades de Negócios e Investimentos  

Para alem do sector do turismo, somos um  forte potencial em termos de calcário para a produção do cimento, temos água em abundância não só para a produção agrícola como também para irrigação de campos, no domínio da indústria como referi anteriormente com a chegada dos projetos energéticos,  entendemos que poderão impulsionar a pequena, media e grande industria e para o efeito, convidamos os investidores a procederem visitas de exploração e igualmente de investimento.

Empreendedorismo Local

Temos tido ações de formação com as empresas pequenas, medias e grandes, recentemente tivemos uma capacitação dada pela Sasol, o centro de emprego de Vilankulo tem realizado algumas iniciativas para promover os jovens, temos estado a dinamizar o sector cooperativo de vilankulo com a criação da cooperativa de industrias culturais do turismo, industrias culturais e criativas, criamos igualmente uma cooperativa de exploração de pedras em Phambara e criamos a cooperativa do desenvolvimento agrário de Vilankulo de quem esperamos alguma Acão e dinâmica para o desenvolvimento do distrito.

Também esta em curso a  criação da câmara do comércio e da indústria de Vilankulo e penso que ate o final de fevereiro a câmara do comercio estará legalizada.

Integração da Juventude no Desenvolvimento

Temos conversado com os jovens para que dinamizem os seus negócios junto do conselho distrital da juventude, temos dado o nosso apoio para que os jovens encontrem o seu enquadramento no ecossistema empresarial do distrito.

Entendemos que podemos e devemos fazer mais para alavancar a juventude, estamos confiantes naquilo que os jovens podem dar e precisamos continuar com o dialogo para que a juventude possa fazer um pouco mais duque tem estado a fazer ate o momento.

Temos politicas traçadas a nível central para incentivar o uso da mão de obra local, mas também, temos estado a dinamizar a relação com o empresariado através do dialogo frequente com o empresariado local, vamos estabelecer formalmente o dialogo Público/Privado  que deverá ocorrer de forma anual ou bianual.

Tudo oque temos estado a fazer é em prol da melhoria do ambiente de negócios assim como da própria Juventude.

Perspetivas do Futuro 

Estamos a crescer, temos muitos desafios e um deles passa pela requalificação da estrada N240 que sai de N1 ate Cidade de Vilankulo, sonhamos em ter uma estrada pela costa ligando o distrito de Vilankulo e Inhassoro para o incremento do turismo nesta região, que já foi declarada como uma zona de grande interesse turístico pelo conselho de ministros e que deve ser alavancada, sem duvidas entendemos que o futuro é brilhante para o distrito de vilankulo.

 

Entrevistas Relacionadas

MTN Bushfire: Anunciados os artistas do CollaboNation 2024

Após um processo de convocação do CollaboNation que durou...

Edson Rufai: “Queremos destacar 30 Mulheres na Comunicação, Marketing e Relações Públicas” em Moçambique

A Conferência “Mulheres na Comunicação, Marketing e Relações Públicas”...

Elsa Matula: “Quando uma marca se torna Superbrands, eleva o desejo dos consumidores”

Realizou-se em Maputo, o evento de pré-lançamento da 6ª...