Sunday, October 12, 2025
spot_img

Galp vende participação de gás em Moçambique

A Galp irá receber 100 milhões de dólares (85,4 milhões de euros ao câmbio atual) no quarto trimestre deste ano após ter sido assinada a decisão final de investimento no projeto offshore de gás natural Coral Norte, em Moçambique, indica esta terça-feira a petrolífera portuguesa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em março deste ano, a Galp concluiu a venda à XRG, subsidiária da ADNOC, dos Emirados Árabes Unidos, dos seus ativos de gás natural na Área 4, em Moçambique. Na altura, a empresa portuguesa embolsou 881 milhões de dólares, aos quais acresceriam os 100 milhões agora confirmados e ainda 400 milhões de dólares referentes ao projeto de Rovuma, ainda pendentes da decisão final de investimento.

A Galp revela também que “face a uma divergência, não resolvida até ao presente, quanto à tributação de mais-valias relativa ao processo de alienação da participação na Área 4 da Bacia do Rovuma, a Galp informa, ainda, que notificou formalmente o Estado de Moçambique sobre a existência de um diferendo, ao abrigo de acordos sobre a promoção e proteção recíproca internacional de investimentos. A carta remetida para o efeito abre a possibilidade para um período de discussão entre a Galp e o Estado Moçambicano tendo em vista a resolução do diferendo previamente a um processo de arbitragem internacional destinado a proteger os investimentos realizados pela Galp em Moçambique”.

“A Galp tem demonstrado total disponibilidade para cumprir com todas as obrigações fiscais e para encontrar uma via de entendimento. O recurso a mecanismos legais, nacionais e internacionais, é um passo que a empresa se vê obrigada a dar, mas que sempre procurou evitar, privilegiando um diálogo construtivo com as autoridades moçambicanas com vista ao esclarecimento do assunto”, reforça.

“A empresa entende, contudo, que não pode ser exigido o pagamento de impostos sem fundamento na legislação aplicável”, conclui.

Noticias Relacionadas

Eni formaliza investimento de 7,2 mil milhões de dólares no projecto Coral Norte

A petrolífera italiana Eni formalizou, esta quinta-feira, em Maputo,...

Força maior no projecto Mozambique LNG pode ser levantada já na próxima semana

Fontes ligadas ao projecto confirmam que a declaração de...

Unidade de processamento de gás de cozinha inaugurada em Novembro

O Ministro dos Recursos Minerais e Energias, Estevão Pale,...

Coral Norte: DFI da ENI Rovuma Basin previsto para Outubro

A Decisão Final de Investimento (DFI) para o projecto...