Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
spot_img

Gaza atrai investimento para produção de arroz

A entrada de novos investidores está a reanimar a cadeia de cultivo de arroz na região do regadio do Limpopo, na província de Gaza. Este influxo de investimento está a impulsionar não só a produção, mas também os preços do arroz, beneficiando os produtores locais. Anteriormente, muitos produtores enfrentavam prejuízos devido à falta de mercado, resultando em toneladas de arroz armazenadas sem acordo de comercialização.

Na actual campanha agrícola 2022/2023, um acordo entre produtores, processadores e a empresa Regadio do Baixo Limpopo estabeleceu um preço de 17,5 meticais por quilograma para o arroz, tanto em Xai-Xai como em Chókwè. Além disso, a Jampur Group, investidora de capitais sauditas, assumirá a comercialização do arroz em Chókwè, como parte do seu projecto do Complexo Agro-Industrial de Chókwè (CAIC), que abrange a produção de cereais, hortícolas, avicultura, calçados e uniformes de campo.

Outro investidor, a empresa chinesa Wambao, também está interessada em adquirir arroz de Chókwè ao mesmo preço. Estas empresas asiáticas competirão com Calisto Seabra, um produtor local, que se comprometeu a pagar 22,00 meticais por quilograma.

A Governadora de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, incentivou a Direcção Provincial da Indústria e Comércio a continuar a atrair investimentos para transformar as potencialidades locais em riqueza, criando empregos, transferindo tecnologias e aumentando a disponibilidade de alimentos.

Com estes novos investimentos e parcerias, a produção e a comercialização de arroz em Gaza estão a ganhar um novo impulso, com a comercialização de 1.378,18 toneladas apenas no primeiro trimestre deste ano, provenientes de várias regiões da província.

Noticias Relacionadas

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...

Moçambique poderá reduzir importações com a produção local de biocombustíveis

Moçambique tem as condições agrícolas necessárias para produzir grandes...

IIAM recebeu um financiamento de 17 milhões de meticais para produção de sementes melhoradas em Nampula

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) garantiu...

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...