Sábado, Dezembro 21, 2024
spot_img

Gemfields regista receita de 2,3 milhões de dólares em leilão de rubis e safiras de Montepuez

A Gemfields, empresa listada na Bolsa de Londres e líder mundial na mineração e comercialização de pedras preciosas coloridas, anunciou a obtenção de receitas totais de 2,3 milhões de dólares em um leilão realizado neste mês de Setembro. O evento envolveu a venda de rubis, safiras e corindo de qualidade comercial extraídos da mina Montepuez Ruby Mining (MRM), localizada na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

O leilão, que ocorreu entre os dias 2 e 4 de Setembro, contou com a oferta de 5,7 milhões de quilates distribuídos em dez lotes, todos vendidos integralmente. O preço médio alcançado foi de 0,41 dólares por quilate, destacando a robusta procura pelos materiais comercializados, conforme informado pela Gemfields em comunicado à imprensa.

Adrian Banks, director-executivo de Produto e Vendas da Gemfields, expressou gratidão aos participantes do leilão e destacou o sucesso do evento, mesmo sendo um leilão breve de três dias. “A maior parte da oferta consistiu em corindo e safira, considerados subprodutos da MRM. Apesar disso, o leilão atraiu uma forte afluência e demanda robusta”, comentou Banks.

O executivo enfatizou que o volume significativo do produto bruto vendido a preços mais baixos beneficiará as fábricas nos centros de corte em Chanthaburi, na Tailândia, e em Jaipur, na Índia. Ele também agradeceu ao governo moçambicano e aos parceiros da Mwiriti pelos resultados satisfatórios alcançados. Todas as receitas do leilão serão repatriadas para Moçambique, com os royalties devidos ao governo sendo pagos integralmente.

A Gemfields revelou recentemente que, desde o início das operações em 2012, a exploração de rubis na MRM gerou receitas de mil milhões de dólares (63,2 mil milhões de meticais). Em 2023, a empresa obteve uma receita total de 151,3 milhões de dólares (9,5 mil milhões de meticais) apenas com a mineração de rubis. Além de ser uma referência na mineração de rubis, a Gemfields detém 75% da mina de esmeraldas Kagem, na Zâmbia, e possui licenças de amostragem a granel na Etiópia.

Com uma forte presença no mercado global, a Gemfields continua a consolidar sua posição como líder na mineração responsável e comercialização de pedras preciosas, contribuindo significativamente para as economias locais onde opera.

Noticias Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge central da mineradora Vulcan em Tete

A central II de processamento de carvão da mineradora...

Suspensão da mina de grafite de Balama afecta Estados Unidos e Austrália

A suspensão das operações da empresa australiana Syrah Resources,...

Syrah declara força maior para mina de grafite em Moçambique

As acções da Syrah Resources Ltd. despencaram após a...

Conheça as principais empresas de mineração de grafite em Moçambique

Conheça as principais empresas de mineração de grafite em...