google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Governo aprova estratégia nacional de transição energética

O Conselho de Ministros aprovou ontem (21), na sua 40.ª Sessão Ordinária, a resolução que aprova a Estratégia de Transição Energética Justa (ETE), anunciou Carlos Zacarias, Ministro dos Recursos Minerais e Energia, durante o Fórum de Negócios Moçambique – UE, que decorre em Maputo, entre 22 e 23 de Novembro.

 Por seu turno, Carlos Zacarias considera que Moçambique com seu potencial em recursos energéticos renováveis, posiciona-se como fonte crucial de energia, capaz de ajudar a atender as necessidades energéticas nacionais, regionais e globais, preservando ao mesmo tempo, a segurança energética e a descarbonização.

A visão de médio e longo prazo na área de energia, levou o governo a aprovar um quadro regulatório que tem flexibilizado a atração de investimentos e o desenvolvimento de projectos estruturantes.

A estratégia nacional de electrificação, aprovada em 2018, o plano director integrado de infra-estruturas eléctricas 2018-2043, a lei de electricidade recentemente aprovada, em 2022, a estratégia de eficiência energética e o robusto quadro regulamentar de acesso a energia fora da rede concluido em 2022, tem nos permitido dar passos galopantes, para o acesso universal a energia em 2030 e o desenvolvimento da indústria nacional, com a visão de alimentar o continente.

A estratégia de transição energética, que foi aprovada ontem, na sessão do conselho de ministros, vai permitir ao governo, complementar a matriz das políticas existentes no país com base numa transição energética justa com três principais objectivos (i) gerar o crescimento socio-económico inclusivo (ii) tornar-se no polo regional de energia e (iii) contribuir para a transição energética global.

Refira-se que esta acção vai permitir uma maior abertura e oportunidades de investimentos no desenvolvimento de  corredores  de investimentos verdes, expansão da rede e soluções domésticas através de projectos a serem implementados.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...