O Governo aprovou, através do Conselho de Ministros, a proposta de Lei do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2025, a ser submetida à Assembleia da República.
A informação foi avançada ontem, terça-feira (29), pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, após o fim da 14.ª sessão ordinária.
O documento prevê uma receita total de 385,8 mil milhões de meticais e uma despesa global de 512,7 mil milhões de meticais, resultando num défice estimado em 126,8 mil milhões de meticais. O PESOE define as metas económicas e sociais para o próximo ano, alinhadas com o novo Programa Quinquenal do Governo (2025–2029).
Do total de 512,7 mil milhões de meticais, cerca de 80,1% correspondem a recursos internos e 19,9% a recursos externos, constituídos por créditos e donativos.
As principais linhas de força centram-se na diversificação das fontes de crescimento económico, no aumento da resiliência para reduzir os impactos dos choques internos e externos, criação de mais postos de trabalho, modernização da base infra-estrutural da economia, incluindo na gestão eficiente dos recursos naturais e melhoria dos padrões de distribuição do rendimento.
Segundo o jornal “O País”, o Governo apreciou igualmente a Conta Geral do Estado referente ao exercício económico de 2024, o Relatório Anual da Dívida Pública e informações sobre a recente reunião do Grupo do FMI e Banco Mundial.