Sexta-feira, Fevereiro 21, 2025
spot_img

Governo concede concessão da primeira central eólica de Moçambique a Globeleq e Source energia

O Governo de Moçambique concedeu oficialmente a gestão da primeira central eólica do país, localizada em Namaacha, província de Maputo, ao consórcio formado pelas empresas Globeleq e Source Energia. A concessão, que tem a duração de 28 anos, foi aprovada através de um decreto do Conselho de Ministros, emitido no dia 9 de Agosto. O projecto, avaliado em 270 milhões de dólares (aproximadamente 17 mil milhões de meticais), marca um passo importante na diversificação das fontes de energia do país.

De acordo com o decreto, esta parceria público-privada tem como objectivo aumentar a capacidade de produção de energia eléctrica instalada em Moçambique, melhorando a segurança no fornecimento e diversificando as fontes energéticas. A central eólica de Namaacha vai gerar energia para ser vendida à rede eléctrica nacional, contribuindo para o fortalecimento do sector energético nacional.

O projecto inclui a participação da estatal Electricidade de Moçambique (EDM), que terá uma quota de 5% na estrutura accionista da concessionária, representando o Estado moçambicano.

“A construção desta central eólica deverá arrancar no segundo semestre deste ano e vai permitir, durante o período de concessão, o aumento da capacidade de produção de energia eléctrica instalada em Moçambique e da segurança de fornecimento”, destaca o decreto. Além disso, o projecto pretende criar empregos e oferecer formação para as comunidades locais, impulsionando o desenvolvimento económico da região.

Especificamente, 230 milhões de dólares (14,5 mil milhões de meticais) serão alocados para a construção da central, enquanto os restantes 40 milhões de dólares (2,5 mil milhões de meticais) financiarão a construção de uma linha de transporte de electricidade de 40 quilómetros, ligando Namaacha a Boane.

O projecto, com previsão de conclusão em dois anos, é visto como um marco para o sector energético moçambicano, sublinhando o potencial do país no aproveitamento de energias renováveis e contribuindo para a sustentabilidade e resiliência da rede eléctrica nacional.

A Globeleq, que lidera o consórcio, foi fundada em 2002 e possui vasta experiência no desenvolvimento de projectos energéticos em África. A empresa opera actualmente em vários países do continente, incluindo Tanzânia, Costa do Marfim, África do Sul, Camarões e Quénia. A Source Energia, parceira no consórcio, é uma plataforma diversificada de energias renováveis focada no desenvolvimento de projectos de grande e pequena escala na África Lusófona, com ênfase na sustentabilidade e inovação.

Este projecto reflecte o compromisso de Moçambique em diversificar suas fontes de energia, assegurando o crescimento sustentável e o desenvolvimento económico do país.

Noticias Relacionadas

Mais de meio milhão de famílias tiveram acesso à energia em 2024

O Ministério das Finanças anunciou que, em 2024, foram...

Conheça as previsões da Câmara Africana de Energia para 2025

A Energy Capital & Power, da Câmara Africana de...

Programa BRILHO vence prestigiado Prémio Energy Globe Moçambique

O Programa BRILHO, financiado pelo Governo do Reino Unido (FCDO)...

EDM recupera 95% da rede eléctrica danificada pelo ciclone Chido em Cabo Delgado

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou ter recuperado 95%...