Domingo, Setembro 8, 2024
spot_img

Governo cria fundo de 68,2 milhões de dólares para financiamento de MPME

Esta semana, o Governo anunciou a criação do Fundo de Garantia Mutuária, destinado a facilitar o acesso ao crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) em Moçambique. O fundo, dotado de 4,4 mil milhões de meticais (equivalente a 68,2 milhões de dólares), tem como objectivo principal oferecer garantias e contragarantias para empréstimos contraídos por essas empresas junto à banca nacional, visando taxas de juro mais acessíveis.

Segundo o decreto do Conselho de Ministros, publicado pela Lusa, o fundo será supervisionado pelo Banco de Moçambique e contará com parcerias estratégicas para garantir sua sustentabilidade e ampliar a oferta de apoio financeiro às MPME. O documento também enfatiza a disseminação de instrumentos legais que promovam melhorias no acesso ao financiamento para esse segmento crucial da economia.

O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, destacou a importância do fundo para fortalecer a capacidade de investimento das MPME nos sectores agrícola, piscicultura, comercialização e processamento agrícola, turismo e habitação. Ele ressaltou que o acesso facilitado ao crédito contribui directamente para o crescimento do sector privado e, consequentemente, para o desenvolvimento económico do país.

Entrevistas Relacionadas

Novo corrector de bolsa vem dinamizar o mercado de capitais em Moçambique

O Mercado de Capitais em Moçambique já conta com...

Moçambique destaca-se com aumento significativo nas reservas cambiais em África

Moçambique está entre os dez países africanos com maior...

Produção de tabaco reduzida a 3,1 milhões de dólares no primeiro semestre

A produção da indústria de tabaco em Moçambique registou...

FACIM 2024: Nyusi destaca investimentos de 10 mil milhões de dólares desde 2019

Na abertura da 59ª edição da Feira Internacional de...