António Osvaldo Saíde, Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, reiterou o compromisso do governo de Moçambique com o desenvolvimento económico e social por meio do acesso à energia eléctrica. Durante sua participação no Fórum de Investimentos Moçambique – UE, Saíde destacou os esforços contínuos para proporcionar acesso universal à energia e atrair investimentos no sector de energias renováveis.
O Vice-Ministro enfatizou a importância da legislação, mencionando a aprovação da extensão da concessão até 2058 e a Lei nº 12 de 2022, que define a organização geral do sector de energia eléctrica e o regime jurídico das actividades relacionadas. Ele ressaltou a abertura para investimento privado, destacando a necessidade de parcerias para impulsionar o sector.
Saíde, compartilhou avanços significativos, como o aumento notável na disponibilidade de energia eléctrica e a contribuição crescente das energias renováveis. Num outro enfoque mencionou projectos específicos, como a inauguração da Central Eléctrica de Tetereane, a primeira infra-estruturas de Energias limpas Renováveis que inclui um Sistema de Armazenamento de Energia em baterias de 6 MegaWatts/Hora (MWh), destacando o papel crucial das energias renováveis no equilíbrio da matriz energética.
Localizada no Distrito de Cuamba, na Província de Niassa, a referida Central Solar vai garantir a estabilidade e qualidade de fornecimento de energia eléctrica à aquela província e à Região Norte do País.
O Vice-Ministro também abordou iniciativas para promover eficiência energética, incluindo regulamentos para a geração fora da rede e a estratégia de eficiência energética. Ele sublinhou a importância de considerar o potencial de recursos energéticos do país na transição para sistemas energéticos modernos.
Saíde encerrou suas declarações sublinhando a necessidade de uma transição energética segura e eficiente, visando melhorar a qualidade de vida e atrair investimentos produtivos. Para além de destacar o compromisso de Moçambique com uma transição baseada em energias limpas, acesso universal à energia moderna e a adopção de tecnologias verdes para o transporte.
A mensagem do Vice-Ministro reflecte o empenho do governo moçambicano em impulsionar o sector energético como parte integral do desenvolvimento sustentável do país.