google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Governo e ACMI elaboram regulamentação do mercado de carbono

Os mercados de carbono estão a crescer rapidamente como uma ferramenta poderosa para mobilizar recursos financeiros para catalisar investimentos em projectos e iniciativas de baixo carbono e resilientes ao clima.

Em Moçambique, nos últimos dois anos, houve um rápido aumento na emissão de créditos de carbono em vários sectores, incluindo energia renovável, silvicultura, fogões melhorados e sistemas de abastecimento de água limpa.

De acordo com as estimativas iniciais da Africa Carbon Markets Initiative, Moçambique tem um potencial técnico de produzir entre 85 e 95 milhões de créditos de carbono por ano até 2030, com o maior potencial nos sectores florestal e de energia renovável.

Este último inclui projectos emblemáticos críticos, como o projecto hidroelétrico de Mphanda Nkuwa, que tem potencial para gerar entre 5 a 7 milhões de créditos de carbono por ano, quando estiver operacional.

Com a elaboração de um quadro regulamentar transparente, Moçambique pretende posicionar-se como um “player” chave num mercado em rápido crescimento.

O evento foi organizado pela recém-criada Força-Tarefa Interministerial sobre Mercados de Carbono e reuniu representantes do governo, sector privado, instituições financeiras, sociedade civil e parceiros de desenvolvimento.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Três países lusófonos na nova lista de restrições dos EUA

A Administração de Donald Trump lançou uma nova lista...

Preços de bens e serviços aumentaram 4% em Maio passado

Tomando como referência os dados recolhidos em Maio findo,...