google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Governo faz auscultação sobre a revisão da Lei de Seguros

O mercado de seguros em Moçambique tem registado um crescimento exponencial nos últimos anos a legislação que rege o sector data há sensivelmente 13 anos.

Segundo Rui Tsevete, director dos Assuntos Jurídicos do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), a revisão da legislação em causa é mais do que oportuna com vista a conferir qualidade no sector.

“O objectivo essencial foi ouvir o que os operadores do mercado tem a dizer sobre a revisão da legislação que se pretende fazer. Esta legislação vigora desde 2009. Refiro-me ao decreto sobre fundos de pensões, o decreto-lei que aprova o regime jurídico de seguros 01/2010 de 31 de Dezembro e o respectivo regulamento que é de 2011”, explicou Tsevete.

Falando especificamente da qualidade dos serviços, o responsável da área jurídica do ISSM precisou que há seguradoras com uma prestação positiva, mas também existem outras que não respondem devidamente às espectativas dos consumidores e a revisão em causa poderá limar os problemas decorrentes.

“Na relação que se estabelece entre o segurado e a seguradora, o elo mais fraco é da pessoa que é segurada. Em última análise, a legislação visa proteger aos consumidores.”, afirmou a fonte.

Moçambique conta, actualmente, com 100 correctoras de seguros, 18 seguradoras, sete entidades de gestão de fundos de pensões, três micro-seguradoras e uma resseguradora. O sector contribui com 2 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB).

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...